top of page

Manhattan Connection Especial - Pandemia do Coronavírus

O economista Ricardo Amorim falou, durante o programa Manhattan Connection Especial, apresentado pelo jornalista Lucas Mendes, sobre as boas notícias vindas do setor econômico e do mercado financeiro. Como por exemplo a Bolsa de valores, que passou dos 100mil pontos no IBOVESPA, atingindo depois do COVID-19, o nível mais alto, situação que não vem acontecendo nos Estados Unidos. Já pelo lado da economia ocorreu o maior crescimento da história das vendas do varejo no mês de maio/2020.



16/07/2020 - O economista Ricardo Amorim falou, durante o programa Manhattan Connection Especial, apresentado pelo jornalista Lucas Mendes, sobre as boas notícias vindas do setor econômico e do mercado financeiro. Como por exemplo a Bolsa de valores, que passou dos 100mil pontos no IBOVESPA, atingindo depois do COVID-19, o nível mais alto, situação que não vem acontecendo nos Estados Unidos. Já pelo lado da economia ocorreu o maior crescimento da história das vendas do varejo no mês de maio/2020, porém mesmo com todo este crescimento não foram recuperadas as perdas ocorridas nos dois meses anteriores. Ambas notícias são consequências de medidas importantes que foram tomadas para amenizar os impactos negativos econômicos causados pela pandemia com injeção de recursos oriundos do benefício emergencial e das medidas de flexibilização do contrato de trabalho, que fez com que a perda de emprego no Brasil fosse menor do que em muitos países. Concomitante as estas duas boas notícias, temos o fato de que o Brasil pela 1ª vez na história tem uma taxa de juro básica, hoje na faixa de 2%, bem próxima a do resto do mundo. Isto explica o motivo da Bolsa estar subindo, mesmo com todos os problemas que existem no país. Também explica o fato de que no mês passado a oferta de crédito imobiliário no Brasil foi a maior da história, situação que nunca havia ocorrido durante uma crise.

Segundo o economista, apesar da falta de alternativas em investimentos tradicionais, existem muitas situações positivas - na área da economia - ocorrendo no Brasil, apesar do caos causado pela pandemia do Coronavírus.



Fonte: Manhattan Connection Especial (transcrito)

bottom of page