top of page

O universo de embalagens de vinhos: a inovação por trás desse mercado

Quando abrimos uma garrafa de vinho, é comum buscar razões para celebrar. Seja uma conquista, confraternizar com pessoas queridas ou até mesmo um momento de hedonismo apenas para relaxar, esses produtos marcam ocasiões especiais em nossas vidas, e nem sempre nos atentamos ao processo que o levou até a nossa mesa. Cada embalagem de vinho passa por uma longa jornada antes de chegar aos consumidores e tudo é pensado para proporcionar a melhor experiência possível.


Foto divulgação Smurfit Kappa


Por Luciana Souto, Diretora de Marketing, Comunicação, Inovação e Experiência do Cliente da Smurfit Kappa


23/11/2023 - Quando abrimos uma garrafa de vinho, é comum buscar razões para celebrar. Seja uma conquista, confraternizar com pessoas queridas ou até mesmo um momento de hedonismo apenas para relaxar, esses produtos marcam ocasiões especiais em nossas vidas, e nem sempre nos atentamos ao processo que o levou até a nossa mesa. Cada embalagem de vinho passa por uma longa jornada antes de chegar aos consumidores e tudo é pensado para proporcionar a melhor experiência possível. Assim como o unboxing do produto faz parte da entrega, os detalhes que compõem esse processo também fazem a diferença – a escolha da identidade visual e a logística para o transporte até a nossa taça.


O primeiro passo é a produção da bebida de fato. Alguns lugares do Brasil são reconhecidos pela forte atuação na indústria vinícola, como é o caso da região da Serra Gaúcha, no Sul do País. A paixão pela viticultura e a busca por qualidade elevada nos produtos são aspectos que sustentam o orgulho local, inspirados pela herança italiana.


O mercado nacional teve um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado pela crescente apreciação da bebida. Dados da Wine Intelligence apontam que nos últimos 12 anos, a população consumidora regular dobrou de número, chegando à margem de 44 milhões em 2022. Conforme os brasileiros aprimoram seus paladares e buscam uma experiência sensorial diferenciada, o papel das embalagens para vinhos recebe destaque especial.


Por isso, o processo de desenvolvimento da solução e a logística são etapas fundamentais para garantir a chegada com qualidade e segurança para os consumidores. A embalagem eficiente é a fusão do design estratégico, que garante a integridade durante o percurso, a perfeita exposição nas prateleiras dos pontos de venda, além da experiência de unboxing, que deixa a marca memorável no coração das pessoas. Tudo isso é possível ser alcançado com inovação, por meio da análise de cada segmento de atuação e de insights do consumidor.


Muitas vezes a percepção de qualidade do vinho está relacionada à experiência completa de consumo, que começa pelo visual da embalagem e leva em consideração também o aspecto de sofisticação das garrafas e dos rótulos diferenciados. Essa elegância, no entanto, apresenta um grande desafio na logística e manuseio, especialmente pela fragilidade do vidro. Uma das principais funções das embalagens é ser estratégica e proteger o conteúdo, garantindo que os produtos cheguem sempre em perfeitas condições.


E como um motor para o crescimento desse mercado, a inovação e a sustentabilidade também são essenciais no processo logístico das embalagens de vinhos. São necessárias tecnologias de ponta para o desenvolvimento personalizado das soluções, além do constante acompanhamento das principais tendências. Na Smurfit Kappa utilizamos ferramentas de inovação para ajudar na cadeia logística e na otimização do processo, identificando o melhor empilhamento e armazenamento, fazendo com que os veículos de transporte possam carregar mais produtos. Isso colabora para a redução do número de viagens e, consequentemente, na emissão de poluentes. A tecnologia também auxilia desde os estágios iniciais do processo de desenvolvimento dos pacotes até a mensuração dos resultados para os negócios dos clientes.


No processo criativo das embalagens é levado em consideração desde o melhor design, posicionamento de marca, armazenamento, até a exposição na prateleira. É com este pensamento que, cada vez mais, as empresas do setor buscam pensar fora da caixa e propor novas maneiras de exposição. Uma tendência é transformar as caixas de transporte em embalagem pronta para a prateleira ou display, que podem ser utilizadas direto no ponto de venda (PDV), promovendo uma maior visibilidade ao produto,


A inovação pode se fazer presente das mais diversas formas. Outra tendência na indústria vinícola no Brasil é o aumento da popularidade dos chamados "Bag-in-Box", que permitem o transporte de líquidos em caixas, possibilitando melhor armazenamento e estocagem. A alternativa oferece ainda o benefício de preservar a qualidade da bebida por um período mais longo após a abertura, além da redução do desperdício, por meio da vedação hermética. Também são opções mais sustentáveis, pois são mais leves para o transporte e são 100% recicláveis, aspecto que contribui na diminuição da pegada de carbono e amplia a distribuição logística.


Outro movimento cada vez mais relevante é o incentivo à reutilização. Conscientes da importância da sustentabilidade, muitas vinícolas e produtores estão estimulando os clientes a reaproveitar as caixas ou acessórios, transformando-as em peças de decoração ou mesmo em opções para armazenar garrafas em casa. Essa abordagem reduz o desperdício de materiais e permite que os consumidores integrem as embalagens em suas vidas de forma criativa e ecológica. O reuso é uma prática alinhada à economia circular e às crescentes preocupações da população sobre como suas escolhas impactam o meio ambiente.


Com a inovação, as possibilidades para criar embalagens diferenciadas é uma das estratégias que as marcas devem investir para fortalecer seus valores e a experiência de compra do cliente. Já os consumidores, ao compreender a importância de toda a jornada do vinho até a sua mesa, passam a valorizar cada vez mais o cuidado que o produto agrega ao planeta. Deste modo, podemos celebrar momentos e apoiar uma pegada cada vez mais sustentável no meio ambiente.

Sobre a Smurfit Kappa


A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é uma das principais fornecedoras de soluções de embalagens em papel do mundo. Conta com aproximadamente 47 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 12.8 bilhões de euros em 2022. Nossos produtos, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, melhoram a pegada ambiental de nossos clientes.


Localizada em 22 países da Europa, 13 nas Américas e 1 na África, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui cinco fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS); e Maranguape (CE) e Saquarema (RJ); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.


As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio incomparável de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.


Temos orgulho de apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias nos países em que operamos, projetos que nos possibilitam apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando nas áreas em que acreditamos ser possível causar maior impacto.


Fonte: Smurfit Kappa

bottom of page