top of page

Médico fala sobre mitos e verdades do câncer de próstata em bate papo para colaboradores

O exame de toque retal é muito importante, porque 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente por ele”. Foi assim, de forma direta, que o médico de Família, Alessandro Biazotto, se dirigiu aos colaboradores da unidade de Juiz de Fora, durante bate papo descontraído de sensibilização para a campanha Novembro Azul. Mesmo sendo o segundo tipo de câncer mais comum que afeta a saúde do homem, seu diagnóstico ainda é cercado de preconceitos. “Vamos acabar com esses mitos e falar as verdades”, observou o médico. A próstata é uma glândula com duas funções importantes: a produção do esperma e o auxílio no controle urinário.


15/12/2022 - “O exame de toque retal é muito importante, porque 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente por ele”. Foi assim, de forma direta, que o médico de Família, Alessandro Biazotto, se dirigiu aos colaboradores da unidade de Juiz de Fora, durante bate papo descontraído de sensibilização para a campanha Novembro Azul. Mesmo sendo o segundo tipo de câncer mais comum que afeta a saúde do homem, seu diagnóstico ainda é cercado de preconceitos. “Vamos acabar com esses mitos e falar as verdades”, observou o médico.


A próstata é uma glândula com duas funções importantes: a produção do esperma e o auxílio no controle urinário. De acordo com os dados mostrados pelo médico, a cada sete minutos no Brasil, um homem recebe o diagnóstico de câncer de próstata e a cada 40 minutos é registrado um óbito por causa da doença. A boa notícia é que se descoberto de forma precoce, a chance de cura é superior a 90%, daí a importância da prevenção.


“O homem normalmente não se cuida. Se acha o sexo forte, mas ele é o sexo frágil. As mulheres se cuidam mais e sobrevivem mais. Por se achar forte, deixa de fazer exames preventivos, de fazer um check up e não faz o controle de hipertensão e diabetes, por exemplo. Então essa parte é muito importante da saúde preventiva, da medicina preventiva de não cuidar somente da doença, mas também estimular o cuidado da saúde, para ter qualidade de vida na terceira idade”, explicou o médico.

Entre os fatores de risco estão idade superior a 50 anos, histórico familiar, raça negra, obesidade e hábitos alimentares. O dado racial chamou a atenção do colaborador da área de manutenção, Marcos José dos Santos, que já se consulta com especialista há 6 anos para fazer o preventivo. “Não sabia a respeito da raça negra. Por isso, acho muito bom e importante participar dessas palestras. Recebemos informações e conhecimento e repassamos para os vizinhos, os colegas, até mesmo quem está trabalhando e não conseguiu vir”, disse.


Rafael Padilha, que trabalha no setor de qualidade, também destacou a importância desse tipo de bate papo, para desmistificar preconceitos. “Achei a palestra muito interessante. Ela ajudou a quebrar alguns tabus sobre o cuidado com a saúde masculina de forma bem clara”. Para o médico Alessandro Biazotto, a multiplicação do conhecimento correto é fundamental. Por isso, ele ainda abordou os cuidados e os tratamentos da doença.


Na unidade de Sapucaia, o bate papo como ação do Novembro Azul também agradou em cheio, como observou o operador de produção, Hércules Fernando Rodrigues. “Na hora em que cheguei, a roda com o pessoal conversando, trocando ideias, me chamou atenção e me impactou de imediato. O tema foi muito bem abordado e esclareceu muitas dúvidas, não só para mim, como para meus colegas. Aprendemos muito”, sintetizou.


O líder de produção na onduladeira, José Daniel, que também participou do bate papo em Sapucaia, destacou a importância de discutir sobre o assunto. “O bate papo foi bem descontraído. O tema discutido é super importante tendo em vista a resistência que nós homens criamos em relação ao câncer de próstata. Acredito que conseguimos quebrar algumas barreiras, tentando trazer o tema de uma maneira sincera e suave”, finaliza.



Fonte: Paraibuna Embalagens

Comments


bottom of page