top of page

Two Sides relata aumento de casos de greenwashing à medida que o foco na sustentabilidade cresce



A entidade contestou mais de 2.650 organizações que difundem mensagens com greenwashing aos seus clientes.


02/05/2024 - Um recente estudo revelou que muitas organizações estão recorrendo ao greenwashing para justificar a transição de suas comunicações do papel para o digital, em meio a pressões econômicas. A prática, que envolve alegações enganosas de sustentabilidade, está levantando preocupações sobre a manipulação dos consumidores e a falta de consideração por suas preferências.


“Mensagens como ‘Go Green – Go Paperless‘ estão sendo usadas para promover a migração para plataformas digitais, mas muitos consumidores estão céticos em relação a essas justificativas”, destacou Jonathan Tame, diretor administrativo da Two Sides Europe. “Eles consideram essas estratégias apenas como maneiras de reduzir custos, sem levar em conta suas preferências individuais”.


Dados da pesquisa “Trend Tracker”, de 2023, mostram que aproximadamente 58% dos consumidores da região acreditam que os argumentos ambientais das empresas são enganosos, e cerca de 35% expressaram o desejo de escolher a forma como recebem seus extratos e contas, em vez de serem compelidos a adotar o digital.


“É fundamental que as empresas reconheçam a importância de respeitar as escolhas dos consumidores e fornecer opções que atendam às suas necessidades”, ressaltou Tame.

Além disso, setores como embalagens de papel e tissue agora estão enfrentando críticas por greenwashing, à medida que afirmam ser mais sustentáveis devido a diversas razões, incluindo fontes alternativas de fibras.


O diretor administrativo da Two Sides Europe destacou que essas ações não apenas violam regulamentos de marketing ambiental, mas também prejudicam uma indústria reconhecida por seu compromisso com essa prática. “O mercado de papel contribui para o crescimento das florestas por meio do manejo florestal sustentável, com mais de 1 milhão de árvores plantadas diariamente na América Latina”, afirmou Tame.


Globalmente, a Two Sides já identificou mais de 2.650 organizações fazendo declarações enganosas sobre o papel. Na América Latina, 198 empresas já removeram tais alegações de suas comunicações, incluindo grandes centros comerciais, bancos e empresas de energia.


“A campanha anti-greenwashing da Two Sides continua sendo uma prioridade, visando esclarecer as empresas sobre os riscos associados ao uso de alegações ambientais infundadas”, ressaltou Tame. “Precisamos garantir a transparência e a sustentabilidade no mercado, protegendo o histórico ambiental da indústria e os meios de subsistência dos milhões de trabalhadores do setor”.


Fonte: Portal Packaging

Yorumlar


bottom of page