top of page

Smurfit Kappa desenvolve Impackt, ferramenta mede impacto ambiental embalagens baixa reciclabilidade

A Impackt, ferramenta desenvolvida pela Smurfit Kappa Brasil, mede o impacto ambiental de embalagens de baixa reciclabilidade. Lançamento da ferramenta reforça os investimentos da companhia em inovação, potencializa o ecossistema de co-criação e agenda ESG da companhia. Ferramenta permite que clientes e fornecedores a nível global possam visualizar o impacto causado ao meio ambiente caso as soluções sejam descartadas de maneira incorreta ou sejam produzidos com materiais de baixa reciclabilidade.



29/11/2022 - Conciliando o uso de inovação e sustentabilidade, a Smurfit Kappa – uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo – anuncia o Impackt, ferramenta proprietária desenvolvida no Brasil que permite realizar simulações em 3D que demonstram o acúmulo de resíduos de embalagens com o passar dos anos.


O lançamento permite que clientes e fornecedores a nível global possam visualizar o impacto causado ao meio ambiente caso as soluções sejam descartadas de maneira incorreta ou sejam produzidos com materiais de baixa reciclabilidade.


O software, que complementa o conjunto de ferramentas proprietárias da Smurfit Kappa (InnoTools), foi desenvolvido no Experience Centre da companhia no Brasil, em São Paulo. Com ele, é possível desmistificar cálculos complexos e tornar mais tangível o impacto ambiental das embalagens na cadeia operacional em níveis nacionais e internacionais. A ferramenta é capaz de dimensionar a quantidade de embalagens desperdiçadas, fazendo um comparativo lúdico de tamanho e volume com monumentos históricos, como o Cristo Redentor, além de simular unidades de medida com indicadores populares, como um campo de futebol, por exemplo.


O Impackt também traz uma uma visão mais nítida da quantidade de resíduos gerados ao meio ambiente quando as soluções de embalagens não são desenvolvidas estrategicamente para otimizar espaço e volume na cadeia logística ao transportar produtos. A plataforma foi desenvolvida a partir de metodologias e tecnologias consideradas referências para gestão da sustentabilidade na Smurfit Kappa.


"Acreditamos que cada inovação deve trazer vantagens reais ao meio ambiente e a criação do Impackt está em linha com esse pensamento, uma vez que a plataforma permite potencializar a conscientização ambiental no segmento", afirma Luciana Souto, diretora de Marketing, Comunicação, Inovação e Experiência do Cliente da Smurfit Kappa no Brasil. "O desenvolvimento do software reforça o nosso propósito de criar, proteger e cuidar do planeta e de gerações futuras", completa.


Na Smurfit Kappa, a sustentabilidade é o elemento central das estratégias operacionais e permite impactar os negócios de cada cliente com valor inovador. Tendo isso em vista, o Impackt fortalece o ecossistema de criação de embalagens sustentáveis na companhia, ficando disponível para aplicação em todas as fábricas da companhia no Brasil e no mundo.


Sobre a Smurfit Kappa

A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens em papel do mundo, com aproximadamente 48 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 10.1 bilhões de euros em 2021.


Localizada em 23 países da Europa e em 13 nas Américas, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui quatro fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS); e Maranguape (CE) e Saquarema (RJ); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.


As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio incomparável de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.


Temos orgulho de apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias nos países em que operamos, projetos que nos possibilitam apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando nas áreas em que acreditamos ser possível causar maior impacto.


Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram ou visite www.smurfitkappa.com/br.


Fonte: Smurfit Kappa


Comentários


bottom of page