top of page

Serviço Florestal lança publicação sobre dados florestais do Brasil

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) publicou o boletim com os dados mais recentes sobre as florestas brasileiras. A publicação aborda temas que foram desenvolvidos e atualizados durante o ano de 2023. Os temas abordados são: “Vegetação secundária em área de floresta natural”; “Associação botânica no Inventário Florestal Nacional”; e “Certificação Florestal nas florestas do Brasil”.


Divulgação: Forest


09/01/2024 - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) publicou o boletim com os dados mais recentes sobre as florestas brasileiras. A publicação aborda temas que foram desenvolvidos e atualizados durante o ano de 2023.


Os temas abordados são: “Vegetação secundária em área de floresta natural”; “Associação botânica no Inventário Florestal Nacional”; e “Certificação Florestal nas florestas do Brasil”.


Os boletins são lançados anualmente desde 2016, e apresentam a compilação dos dados e informações atualizadas e disponibilizadas anualmente pelo Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).


O primeiro tema trata da metodologia de cálculo e definição de ganho de cobertura florestal por meio da base de dados de floresta do Serviço Florestal e dos dados de monitoramento da vegetação secundária disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Projeto TerraClass.


O segundo eixo temático traz a metodologia de associação botânica realizada pelo SFB a partir dos dados de coleta e identificação de espécies do Inventário Florestal Nacional. A publicação mostra o passo a passo, desde o levantamento de campo, até a análise e consolidação dos dados das espécies, culminando na publicização dos dados à sociedade.


Por fim, o boletim traz informações sobre certificação florestal e sua importância na consolidação das práticas de manejo sustentável, combate ao desmatamento e uso responsável dos recursos florestais.


Desenvolvido pelo Serviço Florestal, o SNIF é uma plataforma que reúne informações sobre os temas relacionados às florestas e ao setor florestal do país. Além das informações produzidas pelo órgão, o SNIF disponibiliza dados produzidos por instituições brasileiras e estrangeiras, tanto públicas quanto privadas.


O objetivo é facilitar a obtenção e uso dessas informações de forma organizada e atualizada por toda a sociedade, inclusive para a formulação e execução de políticas de uso sustentável, conservação e recuperação dos recursos florestais.


A publicação pode ser baixada na íntegra neste link.


Fonte: Forest

Commentaires


bottom of page