top of page

SENAI-MG é a única instituição do hemisfério sul a usar linguagem global de produção

Tecnologia desenvolvida em parceria com empresas alemãs foi lançada durante evento no Centro 4.0. Empresários e pesquisadores do Brasil e da Alemanha participaram na última terça-feira (14) do lançamento do Demonstrador Global Production Language (GPL), responsável pela interconexão inteligente de máquinas, equipamentos e sistemas utilizados pela indústria. O evento foi realizado no Centro 4.0 SENAI, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O GPL é uma especificação complementar do OPC UA, protocolo de automação industrial que possibilita a troca de dados entre diferentes dispositivos.


Fotos: Lucas Nolasco


16/03/2023 - Empresários e pesquisadores do Brasil e da Alemanha participaram na última terça-feira (14) do lançamento do Demonstrador Global Production Language (GPL), responsável pela interconexão inteligente de máquinas, equipamentos e sistemas utilizados pela indústria. O evento foi realizado no Centro 4.0 SENAI, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.


O GPL é uma especificação complementar do OPC UA, protocolo de automação industrial que possibilita a troca de dados entre diferentes dispositivos. O projeto, pioneiro no hemisfério sul, foi desenvolvido pelo SENAI-MG em parceria com a VDMA, a GPQI e a GIZ.


Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação do SENAI-MG, explica que só com uma linguagem aberta de produção global será possível viabilizar a indústria 4.0 no país. De acordo com ele, o projeto começou a ser desenvolvido há cerca de 6 meses, e agora, a expectativa é construir, com os alemães, um mecanismo ainda mais robusto e completo, a fim de implementar a tecnologia nas indústrias mineiras e torná-las mais conectadas e eficientes. Thomas J. Ayres Ulbrich, diretor executivo da VDMA, afirmou que a parceria com o SENAI-MG ‘’significa um fortalecimento das relações comerciais entre a Alemanha e o Brasil’’. Johannes Klingberg, representante da GIZ, também celebrou a cooperação entre os dois países.


Após o lançamento do GPL, que integrou a programação da 39ª edição do EEBA, a comitiva alemã realizou uma visita técnica às instalações do Centro 4.0. No mesmo dia, o local sediou a reunião anual do grupo de trabalho teuto-brasileiro em infraestrutura de qualidade.



EEBA 2023 - O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023 (EEBA) realizado de 13 a 14/03, no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a organização da FIEMG, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI). O patrocínio master é da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge)/Estado de Minas Gerais e o apoio do Sebrae e da Invest Minas. As parcerias são da Vale e da Basf.


Clique aqui e confira mais fotos da visita.


Caio Tárcia

Imprensa FIEMG


Fonte: FIEMG

Comments


bottom of page