top of page

Relações trabalhistas e práticas empresariais em discussão na FIEMG

Vínculo empregatício, práticas de ESG e convivência entre empregado e empregador foram pautas de reunião do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas. Líderes empresariais e dirigentes da FIEMG participaram nesta quarta-feira, 30/11, da reunião do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas. O encontro, realizado em formato híbrido, aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte, e foi o último de 2022 promovido pelo colegiado. Áureo Calçado Barbosa, presidente do Conselho e também do Intersind - Ubá, iniciou a reunião ressaltando a importância de um alinhamento organizacional entre empregados e empregadores.


Foto: Sebastião Jacinto Júnior


01/12/2022 - Líderes empresariais e dirigentes da FIEMG participaram nesta quarta-feira, 30/11, da reunião do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas. O encontro, realizado em formato híbrido, aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte, e foi o último de 2022 promovido pelo colegiado.


Áureo Calçado Barbosa, presidente do Conselho e também do Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá), iniciou a reunião ressaltando a importância de um alinhamento organizacional entre empregados e empregadores, na busca por melhores resultados a curto, médio e longo prazos. Ele afirmou ainda que para

alcançar o sucesso, é necessário um equilíbrio nas relações no ambiente de trabalho.


Guilherme Sena, representanteda Gerência SST e Qualidade de Vida da FIEMG, apresentou aos participantes da reunião detalhes sobre a Norma Regulatória 04 publicada neste ano pelo Governo Federal, que dispõe sobre Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). De acordo com ele, a grande novidade é que a NR 04, que já entrou em vigor no país, permitirá a terceirização do SESMT.


Quem também participou do encontro foi a gerente de Relações Trabalhistas da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Verônica Álvares, que tratou sobre a constitucionalidade e as consequências para as empresas da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que inviabiliza a demissão de funcionários

sem justa causa. Fernanda Ribas, também da Gerência de Relações Trabalhistas da FIEMG, destacou algumas das conquistas patronais recentes no setor metalúrgico.

Áureo Calçado Barbosa ao lado de Verônica Álvares (Foto: Sebastião Jacinto Júnior)


Por fim, a gerente de Integridade e Compliance da FIEMG, Aline Faria, mostrou a relevância das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) no ambiente corporativo. Segundo ela, essa é uma pauta mundial, e nesse sentido, só é possível alcançar bons resultados com inovação, governança e liderança.


Clique aqui e veja mais fotos da reunião.


Caio Tárcia

Imprensa FIEMG


Fonte: FIEMG

bottom of page