top of page

Projeto Bacia Escola da Klabin chega a 500 alunos

O projeto apresenta, em linguagem simples, os dados técnicos da bacia hidrográfica do Rio Três Bocas, que abastece parte da população da cidade de Jaguariaíva. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariaíva, a Klabin segue avançando com a realização do Projeto Bacia Escola, que promove ações de conscientização ambiental no ensino fundamental e pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal em cursos de graduação. Durante o primeiro semestre deste ano, 40 professores e cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino do município foram beneficiados pela ação.



12/09/2023 - Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariaíva, a Klabin segue avançando com a realização do Projeto Bacia Escola, que promove ações de conscientização ambiental no ensino fundamental e pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal em cursos de graduação. Durante o primeiro semestre deste ano, 40 professores e cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino do município foram beneficiados pela ação.


O projeto apresenta, em linguagem simples, os dados técnicos da bacia hidrográfica do Rio Três Bocas, que abastece parte da população da cidade. Uma estrutura foi montada especialmente para essa vivência, com mirante, onde alunos e professores podem realizar atividades teóricas e práticas sobre os recursos hídricos e explorar a fauna e a flora local.


No primeiro semestre, 13 escolas já foram atendidas, incluindo as situadas na área rural. “Por estar em uma área de manejo florestal em mosaico, ou seja, uma forma de plantio que mescla árvores nativas e plantadas, e ficar próxima da cidade, a bacia se tornou ideal para a instalação do Bacia Escola”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin. “Isso permite que os estudantes se tornem multiplicadores do conhecimento em suas comunidades”, reforça Paiva.


Os estudantes, de 9 a 10 anos de idade, aprendem sobre cuidado e preservação do meio ambiente, especialmente da água. É mostrado todo o percurso, desde a captação, até o tratamento e a distribuição. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), de Jaguariaíva, concessionária responsável pelo abastecimento do município, é parceiro do projeto.


Alunos das universidades também podem participar do projeto. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal para estudar os efeitos do manejo de florestas plantadas sobre a água. O local foi escolhido por suas características diferenciadas e funciona como um laboratório ao ar livre.


Fonte: Portal Celulose

Kommentare


bottom of page