top of page

Práticas ecológicas influenciam a decisão de compra

Pesquisa norte-americana descobre que até mesmo consumidores indiferentes ao meio ambiente querem remessas sustentáveis. De acordo com a Sifted, uma plataforma líder em dados sobre logística, os consumidores com consciência ecológica estão em ascensão e querem comprar de marcas comprometidas em fazer parte da solução para as mudanças climáticas. À medida que o comércio eletrônico continua crescendo, essa notícia é um bom presságio para a indústria de embalagens de papelão ondulado.


Crédito: Freepik


06/07/2023 - De acordo com a Sifted, uma plataforma líder em dados sobre logística, os consumidores com consciência ecológica estão em ascensão e querem comprar de marcas comprometidas em fazer parte da solução para as mudanças climáticas. À medida que o comércio eletrônico continua crescendo, essa notícia é um bom presságio para a indústria de embalagens de papelão ondulado, cujos produtos são feitos de fibra virgem renovável ou reciclada, e que têm uma taxa de reciclagem no Brasil de 87%1 e podem ser produzidos em uma infinita variedade de formas e tamanhos para atender às necessidades específicas de envio.


Em uma pesquisa com consumidores norte-americanos realizada pela Sifted2, dois terços dos entrevistados disseram que as práticas ecológicas de envio de uma marca influenciaram a decisão de compra. Apenas 21% dos entrevistados dizem que nunca pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar.


Os compradores on-line frequentes estão ainda mais conscientes das práticas de entregas ecológicas. As práticas ecológicas são “importantes” ou “muito importantes” para 72% dos entrevistados que recebem cinco ou mais pacotes por mês, em comparação com 65% daqueles que recebem um ou dois por mês.


Entre os entrevistados que dizem que o nome da marca é “muito importante” nas decisões de compra, 51% frequentemente pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar. Em contraste, apenas 7% do mesmo grupo nunca investiga práticas ecologicamente corretas. Nos últimos cinco anos, 46% dos fiéis à marca tornaram-se “significativamente mais conscientes” e “preocupam-se significativamente mais” com práticas de transporte ecologicamente corretas. Além disso, 91% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado ou alto na sustentabilidade ambiental.


81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens excessivas. Consumidores ainda menos preocupados com o meio ambiente acham que os tamanhos das embalagens estão ficando fora de controle. Daqueles que dizem que práticas ecologicamente corretas “não são importantes” em suas decisões de compra, 56% ainda acham que a maioria das empresas usa embalagens excessivas. Mesmo entre os participantes que dizem nunca pesquisar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, 62% tem a mesma opinião.


O impacto ambiental disso não passa despercebido aos consumidores, que concordam amplamente que a embalagem afeta a sustentabilidade. 66% acreditam que o tamanho da embalagem tem um impacto moderado a alto na sustentabilidade e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.


A pesquisa também descobriu que 57% dos consumidores estão dispostos a pagar um extra de 10% ou mais por um frete ecologicamente correto. 84% que dão importância moderada ou alta à rapidez de envio disseram que estariam dispostos a esperar um dia a mais por um envio ecologicamente correto, enquanto 66% disseram que esperariam dois dias a mais.


Você pode baixar o relatório completo da pesquisa Sifted aqui2 .


Fontes:

1. Anuário Estatístico Empapel 2020


Equipe Two Sides

Artigo de Kathi Rowzie, Two Sides Inglaterra


Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.


Two Sides Brasil: www.twosides.org.br | twosides@twosides.org.br | @twosidesbrasil nas redes sociais.

Love Paper Brasil: www.lovepaper.org.br | @lovepaperbrasil nas redes sociais.

Two Sides América Latina: www.al.twosides.info | al@twosides.info | @twosidesal nas redes sociais.

Love Paper América Latina: www.al.lovepaper.org | @lovepaperal no Instagram.

Informações por WhatsApp: +55 11 994 642 969

Comments


bottom of page