top of page

PIB de Minas Gerais cresce 0,7% no 1º trimestre, puxado pela agropecuária e pelo setor de serviços

O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais cresceu 0,7% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quarto trimestre de 2021, resultado abaixo do nacional (1,0%). A agropecuária avançou 4,6% e o setor de serviços aumentou 0,5%, favorecido pelo retorno das atividades presenciais. A indústria encerrou o trimestre com estabilidade. A atividade industrial apresentou estabilidade decorrente, por um lado, das quedas nas indústrias extrativa (-2,5%) e de transformação (-0,5%) e, por outro lado, dos crescimentos nos setores da construção civil (0,4%) e de energia e saneamento (5,3%).



Por: Gerência de Economia e Finanças Empresariais - FIEMG


21/06/2022 - O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais cresceu 0,7% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quarto trimestre de 2021, resultado abaixo do nacional (1,0%). A agropecuária avançou 4,6% e o setor de serviços aumentou 0,5%, favorecido pelo retorno das atividades presenciais. A indústria encerrou o trimestre com estabilidade.


A atividade industrial apresentou estabilidade decorrente, por um lado, das quedas nas indústrias extrativa (-2,5%) e de transformação (-0,5%) e, por outro lado, dos crescimentos nos setores da construção civil (0,4%) e de energia e saneamento (5,3%).


A queda na indústria extrativa foi justificada pelo elevado volume de chuvas em janeiro, que prejudicou a produção e o transporte de minério de ferro. O recuo na indústria de transformação – também afetada pelas questões climáticas – foi explicado pelas atividades de têxteis, de produtos de metal e de papel e celulose. O aumento dos custos de produção e a inflação elevada contribuíram para o desempenho negativo da indústria de transformação.


Por sua vez, o setor da construção civil avançou pelo sétimo trimestre consecutivo, e o setor de energia e saneamento cresceu favorecido pela recuperação dos reservatórios hídricos.


A elevação da agropecuária foi justificada pelas condições climáticas favoráveis, com destaque para as culturas da soja e do milho.


O desempenho positivo do setor de serviços foi favorecido pela retomada das atividades presenciais, como viagens e turismo. Todas as atividades desse setor avançaram: comércio (1,9%), transportes (1,8%), outros serviços (1,2%) e administração pública (0,6%).


PERSPECTIVAS

Em 2022, espera-se ritmo de crescimento menor que o observado em 2021. Alguns fatores justificam essa premissa, como a inflação em patamar elevado e o aumento da taxa básica de juros. Seguem como pontos de atenção, as incertezas fiscais e a desaceleração do crescimento econômico mundial.


Com base nessas perspectivas, nossa estimativa de crescimento é de 1,0% do PIB de Minas Gerais em 2022.


Fonte: Fundação João Pinheiro

bottom of page