Parceria entre Ibá e Metrô de São Paulo incentiva troca de livros gratuita em seis estações l

Ação #CirculeUmLivro, cujo objetivo é estimular a economia circular e a troca de conhecimento entre os usuários do Metrô, terá a duração de um mês. A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Metrô de São Paulo lançam no dia 9 de maio uma ação para incentivar a leitura com a troca gratuita de livros. A campanha #CirculeUmLivro visa estimular o hábito de ler e também a cultura de economia circular, incentivando a doação de livros que já foram lidos e estão parados em uma estante na sua casa. Para facilitar essa troca, serão distribuídos displays em seis estações - Chácara Klabin, Trianon Masp, Consolação, Barra Funda, Sé e Vila Prudente - para que os passageiros sintam-se à vontade para pegar um título de seu agrado e/ou deixar outro no lugar.


Foto: IBÁ


10/05/2022 – A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Metrô de São Paulo lançou no dia 9 de maio uma ação para incentivar a leitura com a troca gratuita de livros. A campanha #CirculeUmLivro visa estimular o hábito de ler e também a cultura de economia circular, incentivando a doação de livros que já foram lidos e estão parados em uma estante na sua casa.

Para facilitar essa troca, serão distribuídos displays em seis estações - Chácara Klabin, Trianon Masp, Consolação, Barra Funda, Sé e Vila Prudente - para que os passageiros sintam-se à vontade para pegar um título de seu agrado e/ou deixar outro no lugar.

A ação #CirculeUmLivro estimula a leitura, inclusive, com o uso de livros de diversos gêneros. Afinal, ler em papel ajuda mais a absorção de conhecimento. De acordo com o Relatório Anual Back-to-School do Paper and Packaging Board, que entrevistou alunos, pais e educadores, e o 2021 Campaign Impact Report Highlight, estudantes retêm mais informações ao ler em papel: 76% dizem se concentram melhor quando leem em papel; e 94% dos estudantes universitários dizem que o papel é essencial para ajudá-los a alcançar seus objetivos acadêmicos.

Estarão nas levas doadas pelos idealizadores da ação exemplares da Editora Panini e da LP&M.

A ação tem seu foco principal no Metrô, mas se estende para todo o país, convidando a todos a participarem de troca de livros e a compartilharem a experiência nas redes sociais com a #circuleumlivro, marcando a @iba_oficial .

“O Metrô sempre promove e acolhe ações de cultura e cidadania em suas estações, para que nossos passageiros, a cada viagem, tenham diferentes experiências”, afirma Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.

“Esta é uma oportunidade de incentivar a leitura, estimular a economia circular e educar sobre a importância dos livros em papel, a "memória vegetal", como disse Umberto Eco. Além serem ambientalmente amigáveis, devido à sustentabilidade do papel de origem controlada, os livros impressos auxiliam na aprendizagem e memorização de conteúdos, de acordo com diversas pesquisas. Assim, uma ação como essa, que foi abraçada pelo Metrô de São Paulo, auxilia na educação e democratização do conhecimento de forma envolvente. Afinal, como lembrou Eco, para quem ler "é também uma experiência tátil", "o ritmo da leitura acompanha o do corpo, o ritmo do corpo acompanha o da leitura. Não se lê apenas com o cérebro, lê-se com o corpo inteiro, e por isso sobre um livro nós choramos, e rimos...", destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.

Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel possui origem renovável. 100% do papel produzido no Brasil vêm de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas, especificamente, para fins industriais comumente em áreas antes degradadas. Aliado no combate às mudanças climáticas, o papel tem em sua composição cerca de 47% de carbono.

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas - painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Site: https://iba.org/

Instagram: https://www.instagram.com/iba_oficial/

Facebook: https://web.facebook.com/industriabrasileiradearvores

Fonte: IBÁ