Da icônica garrafa de ketchup Heinz aos kits de teste da COVID-19, destacamos as últimas inovações em embalagens de celulose, papel e fibras de madeira. A garrafa de molho de tomate Heinz pode estar prestes a receber um upgrade, passando de vidro para papel. Uma das embalagens mais icônicas do mundo está passando por um processo de desenvolvimento para se tornar uma garrafa mais renovável e reciclável, acompanhando a tendência global de embalagens sustentáveis.
25/08/2022 - Da icônica garrafa de ketchup Heinz aos kits de teste da COVID-19, destacamos as últimas inovações em embalagens de celulose, papel e fibras de madeira.
Ketchup Heinz em embalagem de papel
A garrafa de molho de tomate Heinz pode estar prestes a receber um upgrade, passando de vidro para papel. Uma das embalagens mais icônicas do mundo está passando por um processo de desenvolvimento para se tornar uma garrafa mais renovável e reciclável, acompanhando a tendência global de embalagens sustentáveis.
A Heinz se uniu à Pulpex1, empresa de embalagens que criou a garrafa de uísque Johnnie Walker, para desenvolver um dispenser feito de celulose de madeira 100% de origem sustentável. Se for bem-sucedida, a Heinz Tomato Ketchup será uma das maiores marcas a mudar de embalagens de vidro para papel – um movimento que incentivará mais marcas e empresas a seguir a tendência.
“Acreditamos que o espaço para embalagens baseadas em papel é enorme”, disse o CEO da Pulpex, Scott Winston, “e quando marcas globais como a Heinz adotam esse tipo de tecnologia inovadora, é uma boa notícia para todos”.
Heinz
Testes da COVID-19 sustentáveis
No auge da pandemia, é compreensível que a sustentabilidade estivesse baixa na lista de prioridades para a maioria das pessoas. Mas agora que o pior parece ter passado, os holofotes estão focados sobre a quantidade de plástico usada nos kits de teste da COVID-19. Com o kit de teste médio contendo 10 gramas de plástico, milhares de toneladas de resíduos não recicláveis estão sendo enviadas para aterros sanitários em todo o mundo, por isso os designers estão procurando soluções mais sustentáveis.
Uma solução pode ser o Eco-Flo, um teste rápido que é biodegradável e reciclável2. Feito de polpa de papel, o teste consiste em uma única peça que se abre para receber a saliva do usuário e é fechada em seguida. O resultado é exibido em 15 minutos.
Embora o kit ainda esteja sendo desenvolvido e possa levar meses ou anos até que esteja disponível ao público, a iniciativa mostra que a sustentabilidade agora é uma consideração fundamental em todos os aspectos de nossas vidas. “Não podemos salvar a vida das pessoas eprejudicá-las mais tarde com o aquecimento global”, diz Jo Barnard, fundadora e diretora criativa do estúdio de design Morrama. “Sabemos que essas coisas acontecem, então vamos estar preparados para elas da próxima vez”.
Morrama
Uvas promissoras
O Ocado se tornou o primeiro supermercado do Reino Unido a vender vinho embalado em uma garrafa de papel3. Feito pela marca de vinho sustentável When In Rome, a garrafa de papel 94% reciclado tem uma pegada de carbono seis vezes menor que a de uma garrafa de vidro de uso único. Com a produção de vidro usando uma enorme quantidade de energia, o custo de uma garrafa tradicional está aumentando rapidamente e cada vez mais empresas estão olhando para as garrafas de papel como uma alternativa.
“Um grande vinho não precisa vir em garrafas de vidro”, diz Rob Malin, fundador da When In Rome. “Se você está bebendo de uma garrafa de vidro ou de uma garrafa de papel, a qualidade do vinho não é impactada.”
A única coisa a lembrar quando se bebe vinho de uma garrafa de papel é não colocá-la em um balde de gelo. “Vai ficar encharcada”, diz Malin. “Você precisa usar um refrigerador seco.”
When In Rome
Janelas mais verdes
A mudança do plástico de uso único para a embalagem de papel e papelão não se limita apenas ao mundo do varejo de consumo. Muitas empresas de varejo estão agora olhando de perto para suas embalagens e investigando como torná-las mais sustentáveis.
A Velux, fabricante de janelas, anunciou que trocou 90% das embalagens de seus produtos para materiais à base de papel4. A mudança não só reduzirá a quantidade de embalagens plásticas em 900 toneladas por ano e a pegada de carbono em 13% , mas tornará a embalagem muito mais fácil de descartar.
“Estamos orgulhosos de reduzir significativamente a quantidade de plástico que usamos para embalar e proteger nossas janelas.”, disse Tina Mayn, vice-presidente sênior do Grupo Velux. “É um passo importante para alcançar nossas metas de sustentabilidade.”
Velux
Fonte: Two Sides
Comments