top of page

Oficinas do projeto “Embalando Bem” levam temas da reciclagem para Juiz de Fora e Sapucaia

Projeto da Paraibuna Embalagens visa a promover a economia circular e o desenvolvimento econômico das comunidades em seu entorno. O “Embalando Bem” é um projeto social desenvolvido pela Paraibuna Embalagens que visa ao desenvolvimento das comunidades nas quais está inserida, por meio de ações sociais que levam à reflexão sobre reciclagem, sustentabilidade e educação ambiental. Desde 2021, a Paraibuna já realizou mais de 35 oficinas, diversas que impactaram mais de 500 pessoas, de forma direta, nas cidades de Juiz de Fora e Sapucaia, sempre com a proposta do reaproveitamento de matérias recicláveis.



21/03/2024 - O “Embalando Bem” é um projeto social desenvolvido pela Paraibuna Embalagens que visa ao desenvolvimento das comunidades nas quais está inserida, por meio de ações sociais que levam à reflexão sobre reciclagem, sustentabilidade e educação ambiental.


Desde 2021, a Paraibuna já realizou mais de 35 oficinas, diversas que impactaram mais de 500 pessoas, de forma direta, nas cidades de Juiz de Fora e Sapucaia, sempre com a proposta do reaproveitamento de matérias recicláveis.


São oferecidas, de forma gratuita, de 15 a 30 vagas por edição. As oficinas pretendem, além da questão ambiental, possibilitar a geração de renda extra, promover o empoderamento das artesãs e fomentar conexões entre os participantes.


Já foram desenvolvidos projetos para produção de sabão com reaproveitamento óleo usado, tapetes a partir de retalhos de tecido, guirlanda de Natal com tecido e papelão, reaproveitamento de potes de vidro para decoração , peso de porta com retalhos de tecidos, enfeites de copo e artesanatos com reaproveitamento de madeira.


Alice Verneque, 36 anos, pedagoga, moradora do Bonfim, em Juiz de Fora, participou da primeira oficina de 2024, em janeiro deste ano.




"Construímos uma escultura da imagem do Divino Espírito Santo com madeira, gesso, tinta e outros materiais. Foi muito prazerosa a oficina, troquei experiências com outras artesãs, socializei. Saí com a autoestima renovada. Participei para presentear outra pessoa e, depois, fui checar o preço, e saía por R$ 35, e não gastei nem R$ 10 para fazer.

Alice Verneque - Juiz de Fora/MG


A dona de casa Rosemeri Silva Santos Antas, 60 anos, mora em Anta, no município de Sapucaia, e fez o mesmo curso no dia 19 de janeiro, assim como Carla Venancio, 45. “Foi ótima a experiência, a professora que ensinou é muito boa, aceita opiniões, gostei muito, espero participar mais vezes”, conta Rosemeri. “O curso foi maravilhoso, eu amei, queria que tivesse todo mês. Vou levar para a vida toda, vou fazer uns vidros para dar de presente, embalar os presentes da Páscoa”, relata Carla.


Fonte: Paraibuna Embalagens


Comments


bottom of page