top of page

LD Celulose celebra o Dia da Natureza

Em alusão à data, celebrada na semana passada, a companhia destacou suas ações de preservação e cuidado com a fauna e a flora. Em alusão ao Dia da Natureza, celebrado na última quarta-feira, 4, a LD Celulose, uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo, aproveitou a oportunidade para destacar que o cuidado com a fauna e a flora precisam ser constantes. Nesse sentido, a companhia possui um forte pilar em sustentabilidade e mantém diferentes projetos e ações focadas nos cuidados com o meio ambiente.



10/10/2023 - Em alusão ao Dia da Natureza, celebrado no dia 4/10, a LD Celulose, uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo, aproveitou a oportunidade para destacar que o cuidado com a fauna e a flora precisam ser constantes. Nesse sentido, a companhia possui um forte pilar em sustentabilidade e mantém diferentes projetos e ações focadas nos cuidados com o meio ambiente.


Atualmente, a empresa desenvolve diferentes iniciativas para cuidar da natureza presente em seus mais de 70 mil hectares de plantio de eucalipto, localizados em diversos municípios na região do Triângulo Mineiro.


Dentre esses projetos estão inclusas ações internas, na operação da fábrica e com os colaboradores, bem como iniciativas externas com a comunidade.


CAMPANHA DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS

A campanha de prevenção a incêndios uma das iniciativas mais tradicionais da LD Celulose, promovida com o objetivo de conscientizar a comunidade dos riscos das queimadas e de práticas contribuem para o aumento desses incidentes, como o descarte inadequado de resíduos na rodovia.


Dessa forma, a companhia busca informar e conscientizar colaboradores e comunidades por meio de ações como blitz educativas, distribuição de lixocar – sacolas sustentáveis para depositar resíduos dentro de veículos –, veiculação de comunicações informativas, palestras e diálogos. Além disso, as equipes da LD Celulose também monitoram constantemente as fazendas que fazem parte da indústria para identificar situações de maior risco.


MONITORAMENTO DE FAUNA E FLORA

O programa de monitoramento de fauna e flora da LD Celulose possui foco nos remanescentes florestais localizados dentro do perímetro da companhia. O objetivo é coletar dados para avaliar as mudanças ocorridas na fauna e flora das florestas, verificando se as vegetações e/ou animais estão se desenvolvendo, se as condições para isso estão adequadas e assim entender quais melhorias poderiam ser aplicadas.


A produtora de celulose conta com um time especializado e ferramentas que possibilitam essas análises. A mais recente novidade é o monitoramento hídrico de fauna aquática no rio Araguari, que compreende avaliações físico-químicas, ecotoxicológicas, biológicas e, estado da saúde e bioacumulação dos peixes.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PEA

Outro grande pilar da empresa é o cuidado com o meio ambiente. A LD Celulose acredita que essa prática precisa estar conectada com a educação para se criar uma rede e uma consciência coletiva mais forte. Nesse sentido, uma das iniciativas que a companhia desenvolve é o Programa de Educação Ambiental em parceria com a empresa Ekos Planejamento Ambiental.


As ações previstas no Programa seguem o processo de ensino – aprendizado baseado na sustentabilidade ambiental em suas múltiplas dimensões: ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política (IN IBAMA nº 02/2012).


Considerando essa perspectiva, atividades fundamentais são executadas para o fomento do protagonismo social. Em 2021 e 2022, o tema escolhido foi o descarte de lixos, onde foram realizadas palestras e bate-papos em associações e escolas da zona rural e municípios, e até mesmo a construção de hortas e composteiras nas instituições de ensino de Araguari e Indianópolis, que contam com o apoio de alunos e professores.


“Em 2022 realizamos um minicurso com o tema hortas agroecológicas no Presídio de Araguari com o objetivo de apresentar práticas e técnicas que pudessem potencializar o cultivo das hortaliças e ao mesmo tempo estar em consonância com os processos naturais, e consequentemente, a produção de alimentos orgânicos e a garantia de segurança alimentar e nutricional aos beneficiários desses alimentos. E a ação pode apoiar o presídio em seu trabalho de responsabilidade social, no qual os internos cultivam alimentos para doações”, relatou Noemi Schultz Dualdo, analista de Relações com Comunidades da LD Celulose.


No mês passado, foram realizadas atividades com comunidades e escolas do entorno das fazendas Palma da Babilônia e Douradinho, onde a LD atua. Na ocasião, foram feitas palestras, doação de sementes para incentivo ao plantio e entregas de cartilhas sobre conservação da biodiversidade local. Além disso, outras atividades também estão sendo desenvolvidas, como a criação de uma pulseira sensorial ecológica, em que as crianças podem personalizar sua própria pulseira com sementes e folhas encontradas na natureza, criando dessa forma, a sua pulseira da biodiversidade.


Nos dois últimos anos, a empresa também apoiou e fomentou Projetos Socioambientais, com a abertura de dois editais para que instituições pudessem inscrever seus projetos que atuam em questões de cuidado com o meio ambiente e comunidade. Os projetos foram contemplados com valores financeiros para execução das ações previstas e inscritas nos editais do Programa de Educação Ambiental (PEA), promovendo atividades que disseminaram informações sobre preservação e conservação do meio ambiente para crianças e adolescentes.


CENTRO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL (CESA)

O Centro de Educação Socioambiental foi criado para apresentar de forma lúdica e informativa, conteúdos sobre a história da LD Celulose na região do Triângulo Mineiro, a floresta de eucalipto, o manejo florestal sustentável, o bioma do Cerrado, o processo de fabricação da matéria prima e os seus principais destinos, além de representar a responsabilidade ambiental e social da companhia.


O espaço é visitado por alunos de universidades, faculdades e escolas, e recentemente recebeu a primeira turma de Ensino Fundamental, com 30 alunos da rede municipal de ensino do distrito de Dolearina, com dinâmicas e atividades de educação ambiental. Dentre as ações realizadas estão o plantio de sementes e coleta seletiva de resíduos, com objetivo de estimulá-los a serem competentes e hábeis à adoção de comportamentos socioambientais.


Para a empresa, as visitas são importantes para se desenvolver e estimular cada vez mais seus projetos voltados à educação ambiental, para universidades, escolas e comunidades onde atua, com foco no desenvolvimento sustentável e pautas relevantes como preservação do meio ambiente e sustentabilidade.


O Programa de Visitas da LD Celulose recebe mensalmente solicitações de diversos setores e as visitas são agendadas de acordo com a disponibilidade de datas, por meio do endereço de e-mail ld.comunicacao@lenzing.com.


Para Giovanni Rettl, gerente de Sustentabilidade da LD Celulose, essas e outras iniciativas em para cuidar do meio ambiente são desenvolvidas constantemente a fim de continuar garantindo processos produtivos ambientalmente corretos.


“A LD conta com mais de 70 mil hectares de florestas, repletas de diversidade ambiental, animais, plantas e outros elementos da natureza que merecem cuidado e precisam ser preservados. Por isso, nossas ações focadas em sustentabilidade contam com ‘braços’ internos e externos para garantirmos informação correta para nossos colaboradores e comunidade, e ainda estimularmos boas práticas”, afirmou o executivo.


Fonte: Poral Celulose

댓글


bottom of page