top of page

Klabin recebe Prêmio Expressão de Ecologia por projeto de conservação ambiental


Na vanguarda da sustentabilidade, a companhia foi reconhecida por sua excelência ambiental com importante prêmio regional.

13/06/2024 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi vencedora na 30ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, com o projeto “A visibilidade positiva dos serviços ecossistêmicos e os benefícios proporcionados pelo meio ambiente ao planeta”, na categoria Conservação de Água. A premiação teve como proposta divulgar e disseminar os esforços de empresas e instituições nas frentes de sustentabilidade e meio ambiente, assim como contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental.


O projeto apresentado pela Klabin demonstrou o potencial de conservação da Fazenda das Nascentes, na RPPN Complexo Serra da Farofa, e deu visibilidade à grandeza dos serviços ambientais prestados em Santa Catarina pela companhia. Para isso, a Klabin buscou o reconhecimento dos impactos positivos verificados em três serviços ecossistêmicos e, como resultado, tornou-se, em 2021, a primeira empresa no Brasil a conquistar simultaneamente a declaração para três destes serviços: Biodiversidade, Conservação de Bacias Hidrográficas e Captação e Armazenamento de Carbono.


A implementação da Declaração de Serviços Ecossistêmicos no Brasil pelo FSC® foi lançada em 2018 e visa incentivar a conservação de florestas nativas de organizações detentoras do certificado para manejo florestal. O benefício da obtenção dessa declaração inclui utilizar esta ferramenta para medir, verificar e comunicar ações positivas obtidas pela implementação de políticas de manejo sustentável, além de dar visibilidade e credibilidade à empresa. Nesse contexto, a Klabin foi a primeira empresa brasileira a obter o reconhecimento simultâneo de impactos positivos verificados de três serviços ecossistêmicos.


“Os Serviços Ecossistêmicos compreendem os benefícios proporcionados pelo meio ambiente ao planeta, influenciando diretamente na sua sobrevivência, qualidade de vida e bem-estar. Receber o Prêmio Expressão de Ecologia é o reconhecimento de um trabalho de excelência que estamos realizando ao longo dos anos em todas essas frentes – Biodiversidade, Conservação de Bacias Hidrográficas e Captação e Armazenamento de Carbono”, afirmou Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.


O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. A 30ª edição do Prêmio contou com a participação de 121 projetos ambientais inscritos dos estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.


Fonte: Celulose Online

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page