top of page

FIEMG recebe homenagem da ALMG pelos 90 anos de história

Evento reuniu parlamentares, empregados da instituição e alunos do SESI. Em homenagem aos 90 anos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, celebrados em fevereiro de 2023, a Assembleia Legislativa realizou, no dia 18/08, uma reunião especial no plenário da Casa. O tributo, marcado pela entrega de uma placa comemorativa, foi requerido pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, que também é o 1º secretário da ALMG. Fundada em 12 de fevereiro de 1933, a Federação atua, desde então, em prol do fortalecimento da economia mineira e da defesa dos interesses do setor produtivo e de toda a sociedade.


Foto: Sebastião Jacinto Júnior


22/08/2023 - Em homenagem aos 90 anos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, celebrados em fevereiro de 2023, a Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira (18), uma reunião especial no plenário da Casa. O tributo, marcado pela entrega de uma placa comemorativa, foi requerido pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, que também é o 1º secretário da ALMG. Participaram do evento autoridades públicas, empresários, presidentes de sindicatos, empregados do Sistema FIEMG e alunos do SESI. Mateus Simões, vice-governador do Estado, Gustavo Valadares, secretário de Estado de Governo, Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Viana, senador da República por Minas Gerais, Gabriel Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Carlos Calazans, superintendente regional do Trabalho, além de prefeitos, vereadores e parlamentares federais e estaduais, também prestigiaram a cerimônia.


Fundada em 12 de fevereiro de 1933, a Federação atua, desde então, em prol do fortalecimento da economia mineira e da defesa dos interesses do setor produtivo e de toda a sociedade. Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, agradeceu a homenagem e lembrou que a entidade sempre participou da atração de investimentos para Minas Gerais, desde quando o Estado não tinha um volume significativo de indústrias. Ele ressaltou ainda que a Federação abraçou essa iniciativa e trouxe diversos empreendimentos emblemáticos que mudaram a realidade dos mineiros, gerando emprego e renda para milhões de pessoas


Durante o evento, Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, parabenizou a FIEMG pelo trabalho que tem sido realizado nos últimos anos em busca de um Estado cada vez mais forte e desenvolvido. Para o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, a Federação tem promovido, ao longo desses 90 anos, avanços em todos os 853 municípios mineiros, formando força de trabalho qualificada e capacitando as futuras gerações por meio das escolas SESI e SENAI.


No encerramento da cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins, lembrou da atuação da FIEMG em defesa dos interesses da indústria, tornando-a cada vez mais competitiva e, com isso, fortalecendo diversos setores da sociedade


FIEMG: 90 Anos de Desenvolvimento Industrial em Minas Gerais

Minas Gerais, um estado amplo e diverso, abriga desde imensas fazendas voltadas ao agronegócio até instalações tecnológicas e usinas fotovoltaicas. A região combina tradição e modernidade, vida interiorana e facilidades urbanas, pequenos empreendimentos e grandes indústrias empregadoras.


Presidente Flávio Roscoe discursa durante homenagem à FIEMG na ALMG


No centro dessa diversidade está a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que, no dia 12 de fevereiro de 2023, celebrou seu 90º aniversário. Durante todo esse tempo, a FIEMG trabalhou incessantemente pelo avanço industrial e social do Estado. Desde sua origem, ela desempenhou papel direto ou indireto na industrialização mineira, marcando presença em eventos-chave como a fundação da Usiminas (1956), Açominas (1968) e na chegada da Fiat Automóveis ao Brasil (1976).


Enquanto no passado impulsionou a industrialização, hoje, a FIEMG se dedica a assegurar um futuro próspero. Ela lidera a batalha pela melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do setor industrial, incentivando novos empreendimentos a prosperar em solo mineiro. Projetos recentes, como as fábricas da Heineken em Passos e da Eurofarma em Montes Claros, bem como a expansão da extração de lítio pela Sigma, demonstram a contínua influência positiva da FIEMG.


Representando o setor produtivo de Minas Gerais, a FIEMG reúne 131 sindicatos filiados, representando cerca de 60 mil indústrias. Essas empresas, fundamentais para a economia estadual de acordo com dados do Governo Federal, geram inúmeros empregos diretos e indiretos. Constantemente voltada ao futuro e à inovação, a FIEMG disponibiliza seu vasto conhecimento de nove décadas para o setor produtivo. Desde pequenas a grandes empresas, a indústria mineira pode contar com especialistas e consultores em diversas áreas, sendo ela jurídica, tributária, energética ou trabalhista. Com sua visão sempre direcionada ao progresso, a FIEMG continua a ser um pilar fundamental no desenvolvimento industrial de Minas Gerais.


A FIEMG engloba o SESI, SENAI, IEL e CIEMG. Ao comemorar nove décadas de existência, a entidade celebra sua trajetória com a convicção de ser um pilar para o crescimento industrial e para a evolução e redefinição da sociedade.


Clique aqui e veja mais fotos da solenidade na ALMG


Caio Tárcia

Imprensa FIEMG


Fonte: FIEMG


bottom of page