Evento que está sendo realizado nos dias 5 e 6 de março tem o intuito de informar e instruir os industriais quanto ao cumprimento da legislação ambiental. “Espero que, em alguns anos, seminários como este sejam realizados em duas horas, não em dois dias, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante o Workshop Obrigações Legais Ambientais, dizendo que o formato extenso do evento se dá devido às inúmeras obrigações legais que devem ser cumpridas. “E eu acho que isso é possível, pois não precisamos de burocracia e de procedimentos complexos para preservar o meio ambiente”, ressaltou.
Foto: Sebastião Jacinto Junior
05/03/2024 - “Espero que, em alguns anos, seminários como este sejam realizados em duas horas, não em dois dias, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante o Workshop Obrigações Legais Ambientais, dizendo que o formato extenso do evento se dá devido às inúmeras obrigações legais que devem ser cumpridas. “E eu acho que isso é possível, pois não precisamos de burocracia e de procedimentos complexos para preservar o meio ambiente”, ressaltou.
“O que precisamos é entender as normas e conscientizar a sociedade que a indústria já entendeu que ser ambientalmente sustentável é ser mais produtivo e eficiente”, afirmou, ressaltando que não é intenção do setor produtivo agir de maneira incorreta ou de forma prejudicial ao meio ambiente. “Estamos em constante evolução e chegamos em um patamar de conscientização que torna boa parte do arcabouço jurídico ultrapassado e excessivo”, reforçou Roscoe.
O evento está sendo realizado nos dias 5 e 6 de março, na sede da Federação mineira, em Belo Horizonte, e tem o objetivo de informar e instruir os industriais quanto ao cumprimento da legislação ambiental vigente no Estado e no país. A abertura do Workshop contou com as presenças de Leonardo Monteiro Rodrigues, secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais (Semad), e Maria da Conceição Oliveira, chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Iniciativas como essas são importantes pois promovem uma aproximação entre o setor produtivo e o Ibama”, reforçou Oliveira.
Já o secretário adjunto destacou que cuidar do meio ambiente, atualmente, é uma questão de sobrevivência. “O mundo está dando sinais e quem não escutar esses sinais estará contribuindo para o fim do mundo. Precisamos caminhar, de mãos dadas, para termos o desenvolvimento econômico alinhado com o cuidado ambiental”, declarou Rodrigues.
Quem também marcou presença no evento foi Fausto Varela Cançado, presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) e presidente do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (SINDIFER), que ressaltou que o as atividades industriais estão ligadas, de forma direta, ao meio ambiente. “Temos procurado, cada vez mais, aprimorar nossas práticas de proteção ambiental e ter acesso a informações qualificadas é essencial para que possamos atender à legislação de forma correta e ágil”, afirmou Cançado.
Já Marcelo da Fonseca, diretor geral do Instituto de Mineração de Gestão das Águas (IGAM), destacou que o Workshop “é um momento importante em que nós, representantes dos órgãos ambientais, temos a oportunidade de trazer, de forma detalhada, as Obrigações Legais e seus pontos de atenção”.
Uma programação rica e técnica – O Workshop Obrigações Legais Ambientais também tem o objetivo de promover o debate sobre os principais temas importantes para o setor produtivo e esclarece dúvidas sobre prazos para cadastro, registro e pagamentos de taxas obrigatórias.
E quem acompanhou o primeiro dia do Workshop Obrigações Legais Ambientais pôde aproveitar discussões de temas importantes para o setor produtivo, trazidos por especialistas da área do Meio Ambiente. Entre os assuntos debatidos estavam o Índice de Desempenho Ambiental do Licenciamento (IDAL), Reforma Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Atualização sobre a utilização do sistema de licenciamento e Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras, dentre outros.
A realização do Workshop Obrigações Legais Ambientais é da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) sendo que o encontro foi realizado de forma híbrida com transmissão para todo o estado de Minas Gerais.
Confira AQUI outras fotos do evento.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG
Fonte: FIEMG
Comments