FIEMG realiza doação de câmaras frias para a conservação de vacinas contra a Covid-19

Ação do Conselho Estratégico da Federação mineira faz parte da campanha Unidos pela Vacina. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representando o setor produtivo do estado, adquiriu 200 câmaras frias que servirão para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. A entrega simbólica dos equipamentos ao Estado foi realizada no dia 26/05, na sede da Federação, e o governador Romeu Zema agradeceu o engajamento e apoio do setor produtivo. “É uma doação de suma importância para o combate à pandemia. O lote doado pelo setor industrial será distribuído para as cidades que mais precisam”, afirmou Zema, lembrando que o governo estadual vem se empenhando no processo de vacinação.

Fotos: Lucas Nolasco


25/05/2021 - A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representando o setor produtivo do estado, adquiriu 200 câmaras frias que servirão para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. A entrega simbólica dos equipamentos ao Estado foi realizada no dia 26/05, na sede da Federação, e o governador Romeu Zema agradeceu o engajamento e apoio do setor produtivo. “É uma doação de suma importância para o combate à pandemia. O lote doado pelo setor industrial será distribuído para as cidades que mais precisam”, afirmou Zema, lembrando que o governo estadual vem se empenhando no processo de vacinação. “O que mais queremos é vacina nos braços dos mineiros”, ressaltou o gestor.


A iniciativa da FIEMG, por meio de seu Conselho Estratégico, que reúne os principais industriais de Minas Gerais, como Rafael Menin, da MRV, e Eugênio Mattar, da Localiza, integra as ações da campanha Unidos pela Vacina, iniciada por Luiza Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luiza. A aquisição das primeiras 200 câmaras frias e a distribuição de vários insumos pelas empresas associadas beneficiarão 324 munícipios, sanando um gargalo na vacinação do estado, que é a perda de doses por falta de local adequado de armazenamento. Na segunda etapa, que se iniciará em junho, novos equipamentos serão distribuídos e a previsão é alcançar mais de 400 municípios em todo o estado.


“Foi mais uma ação de apoio ao gesto vacinal do estado. Muitos municípios não possuem a infraestrutura necessária para receberem e armazenarem as vacinas. A FIEMG realizou a mobilização das indústrias de Minas Gerais para a compra das câmaras frias, que serão entregues, diretamente, às secretárias de Saúde dos municípios beneficiados”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.


O líder empresarial esclareceu que, além das câmaras frias, as empresas que compõem o Conselho Estratégico da Federação, estão doando outros itens, como luvas, máscaras, álcool em gel, caixas térmicas, materiais de higiene e jalecos, dentre outros insumos necessários para a estruturação da vacinação em Minas Gerais. “As ações do setor industrial na campanha Unidos Pela Vacina vão atender 400 dos 853 municípios mineiros, ou seja, a metade do estado”, afirmou Roscoe.


No dia 01/06, as primeiras unidades serão entregues às secretarias de Saúde de três cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Vespasiano, que foi apadrinhada pelas empresas Cedro Mineração, Vallourec, A&C e Belgo Bekaert, receberá 10 câmaras frias. Nova Lima receberá quatro câmaras e Itabirito, uma. Já no dia 02/06, Betim receberá 20 câmaras, Contagem, oito unidades e Ibirité, quatro unidades.


Por Denise Lucas


Fonte: FIEMG