top of page

Feira de Oportunidades da Paraibuna Embalagens liga colaboradores a possibilidades desenvolvimento

Cerca de 23 instituições ofereceram condições especiais para times da empresa em atividades de ensino, esporte e lazer. A última semana foi de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal para os colaboradores da Paraibuna Embalagens. Nas unidades de Sapucaia e de Juiz de Fora, foi realizada a Feira de Oportunidades com o intuito de estimular o crescimento dos diferentes setores da empresa. Para isso, o evento promoveu a ligação entre os colaboradores e instituições das áreas de ensino, esporte e lazer.



07/07/2022 - Cerca de 23 instituições ofereceram condições especiais para times da empresa em atividades de ensino, esporte e lazer


A última semana foi de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal para os colaboradores da Paraibuna Embalagens. Nas unidades de Sapucaia e de Juiz de Fora, foi realizada a Feira de Oportunidades com o intuito de estimular o crescimento dos diferentes setores da empresa. Para isso, o evento promoveu a ligação entre os colaboradores e instituições das áreas de ensino, esporte e lazer.


Em Juiz de Fora, foram 15 instituições participantes. Entre as atividades oferecidas pelos parceiros, estão ensino básico, ensino médio, cursos de graduação e pós-graduação, cursos técnicos e de idioma. “Nós promovemos essa ação para possibilitar que o colaborador se aproxime de instituições. O nosso papel é trazer essas instituições e promover oportunidades. Todo desenvolvimento do colaborador, para a Paraibuna, é interessante. Seja profissional ou pessoal”, pontua o analista de gestão de pessoas Rafael Zacarão.


A Feira de Oportunidades também ofereceu espaço a atividades que fogem da atuação profissional, com ensinos de dança, culinária, teatro e esporte. “Entendemos que o desenvolvimento também deve acontecer a nível pessoal. Se um funcionário sai do trabalho e vai para uma escola de dança, ele está se desenvolvendo enquanto pessoa. Ele terá um ciclo de amizade em outro lugar, estimulando outras áreas da sua vida que vão impactar diretamente no trabalho do dia a dia”, conclui Rafael.


Condições especiais

Além de abrir um caminho entre o colaborador e as instituições parceiras, a Feira de Oportunidades confere condições especiais para que o interessado encontre oportunidades de qualificação e desenvolvimento. A Faculdade Estácio, por exemplo, ofereceu descontos especiais em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades de ensino à distância e também no presencial. “Estamos aqui para mostrar aos colaboradores as oportunidades que eles têm. Muitas vezes, eles podem achar que uma especialização está distante do valor que podem pagar, mas na feira eles passam a ver que é possível”, avalia o consultor comercial Christian Lima Cavati.


Da mesma forma, a Faculdade Doctum também ofertou possibilidades de qualificação profissional aos colaboradores da Paraibuna. “Nós trouxemos maquetes e outros trabalhos feitos pelos nossos alunos. Está sendo uma interação muito boa”, diz a representante da Doctum, Juscia Tavares. O Instituto Vianna Júnior foi outra instituição a oferecer condições especiais em cursos de graduação e pós-graduação.


Também houve um estande com conteúdos do Centro de Estudos Supletivos (Cesu) da Prefeitura de Juiz de Fora, que possibilita a conclusão dos ensinos Médio e Fundamental através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A gerente do Departamento de Ensino Fundamental, Patricia Crochet, lembra que as exposições podem estimular a conclusão dos estudos. “A Secretaria de Educação busca ampliar o seu atendimento quando participa de uma ação como essa. Estamos divulgando o trabalho da EJA para ampliar o nosso número de alunos, para acolher muito mais pessoas que tenham o desejo de concluir seus estudos”.


Já Girlane Queiroz apresentou as modalidades oferecidas no programa Escola de Esportes, do Sesi. “Nós procuramos expor o que temos para oferecer de melhor. Quando nós vamos atender o setor industrial, como a Paraibuna Embalagens, procuramos mostrar a importância da atividade física para os colaboradores”, explica Girlaine, elencando o futsal, a natação e a academia como algumas das possibilidades de atividade.


Houve também apresentações como a do técnico industrial Bruno Farineli, do Sesi/Fiemg, que mostrou o funcionamento de uma impressora 3D utilizada nos cursos técnicos da instituição, que também foram oferecidos aos colaboradores. “Essas máquinas são do nosso laboratório e os nossos alunos utilizam para aulas práticas. Nós quisemos mostrar uma nova tecnologia que é tendência do mercado”, explica.


Já o Instituto Embeleze, com a supervisora Luana Barbosa, apresentou possibilidades de cursos na área da beleza. “Nós temos cursos profissionalizantes que podem ser interessantes para qualquer colaborador. Temos formações de barbeiro, manicure, cabeleireiro, maquiagem e outros cursos. Neste evento, oferecemos brindes gratuitos e descontos em todos os cursos”, enumera.


Oportunidade de crescimento

Para a integrante do setor de recebimento de aparas, Cleidenice da Silva, o principal ponto da Feira de Oportunidades é oferecer opções de desenvolvimento aos profissionais da empresa e aos familiares. “É uma iniciativa que vai contemplar não só os colaboradores, mas também nossos familiares. Haviam oportunidades para várias faixas etárias e nas áreas intelectual e da saúde. Foi uma chance de ver tudo o que a empresa nos oferece”, diz.


A aprendiz Patrícia Santos também vê o evento como uma chance de pensar nos próximos passos da carreira. “É uma atividade muito interessante, com várias atividades para quem quer fazer uma faculdade ou um curso. Uma oportunidade muito boa para todos nós que fazemos parte da Paraibuna”, resume.


Feira em Sapucaia inspira colaboradores

A unidade de Sapucaia da Paraibuna Embalagens também recebeu a Feira de Oportunidades com oito instituições parceiras. A analista de Gestão de Pessoas da planta fluminense, Camile Zanatta, explica que o evento cresceu de modo a proporcionar diferentes possibilidades aos colaboradores. “Hoje, contamos com diversos parceiros que nos apoiam nas feiras e, inclusive, foi possível expandir para além do tema da educação, trazendo parceiros de benefícios, saúde e assistência social”.


A multiplicidade de oportunidades de desenvolvimento proporcionadas aos colaboradores, de acordo com Camile, se reflete na grande adesão dos colaboradores da unidade. “Tenho um orgulho muito grande quando recebo os resultados e vejo que colaboradores que se inscreveram em cursos que divulgamos na nossa unidade estão se formando”.


Entre as instituições parceiras, houve a participação da Firjam/Senai, com diferentes cursos de qualificação profissional. Um simulador de empilhadeira foi mostrado aos colaboradores, que guiaram o equipamento de forma virtual. “Enxergamos a Paraibuna como um grande parceiro e que muito agrega para o desenvolvimento da nossa região. A oportunidade de participar do evento é sempre muito bem vista por nós, por proporcionar aos colaboradores a possibilidade de tirar dúvidas e traçar um plano de desenvolvimento profissional por meio da qualificação”, diz a analista de mercado do Firjam/Senai Lenice Almeida.


Integrante do setor da onduladeira, Sara Santos aproveitou a feira para conferir algumas possibilidades de cursos de graduação. Ela tem interesse em cursar Administração e projeta, posteriormente, realizar pós-graduação em logística. “O evento foi muito bom, não só para mim, mas acredito que para vários colaboradores que se interessam em buscar oportunidades de desenvolvimento”.




Fonte: Paraibuna Embalagens

bottom of page