top of page

Especialista da Empapel destaca avanços e desafios da economia circular e logística reversa no Brasil

ree

30/10/2025 - A convite da Paraibuna Embalagens, o coordenador de Logística Reversa da Empapel, Rafael Filgueira, esteve em Juiz de Fora (MG), para participar do Fórum ESG, que reúne mais de quarenta organizações públicas e privadas da cidade e região. Filgueira apresentou um panorama sobre a cadeia do papel e os desafios da economia circular no país. Com a presença de lideranças da Paraibuna Embalagens, o evento reuniu representantes de empresas, instituições públicas e especialistas em sustentabilidade, para debater práticas que promovem o consumo consciente e a redução de resíduos.

Em sua palestra, Filgueira destacou que o Brasil ocupa posição de destaque na cadeia global do papel: é o segundo maior produtor e o maior exportador de celulose do mundo, além de ser o sétimo em produção de papel e o sexto em papelão ondulado. O setor, que mantém 10,5 milhões de hectares de florestas cultivadas e preserva outros 7 milhões de hectares de áreas nativas, é exemplo de equilíbrio entre produção e conservação ambiental.

A Associação Brasileira de Embalagens em Papel - Empapel, criada em 2020, a partir da antiga ABPO, representa essa nova fase do segmento, ampliando sua atuação para diferentes tipos de embalagens e fortalecendo a conexão entre reciclagem, logística reversa e economia circular. “Esses conceitos se complementam: a economia circular propõe o uso contínuo dos recursos; a logística reversa viabiliza o retorno das embalagens; e a reciclagem fecha o ciclo, transformando resíduos em novos produtos”, explicou Filgueira.

O coordenador também ressaltou o papel da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O Decreto nº 11.043/2022, que instituiu o Planares, prevê que até 2040 o país alcance 50% de recuperação das embalagens por meio de sistemas de logística reversa, o que representa um avanço gradual frente à meta inicial de 30%.

Apesar dos avanços normativos, os números ainda revelam grandes desafios. Segundo a Abrema (2024), apenas 8,3% dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil são efetivamente reciclados, embora o potencial chegue a 33,6%. No caso específico do papel, 58,1% já é reaproveitado, o que demonstra a força do setor, mas também a necessidade de ampliar a coleta seletiva e a integração com cooperativas de catadores que são responsáveis por processar metade do volume de papel e papelão reciclado no país.

Em Juiz de Fora (MG), a realidade ainda exige avanços. A cidade gera cerca de 500 toneladas de lixo por dia, das quais apenas 7 toneladas são provenientes da coleta seletiva, representando apenas 1% do total reciclado. Mesmo com a implementação da Lei Municipal nº 15.100/2025, que institui o programa “Lixo Zero” e torna obrigatória a coleta seletiva em domicílios e empresas, o grande desafio é a conscientização da população sobre a separação correta dos resíduos.

No encerramento da palestra, Filgueira relacionou os esforços locais e nacionais ao contexto global da sustentabilidade. O “Dia da Sobrecarga da Terra”, calculado pela Global Footprint Network, ocorreu em 24 de julho de 2025, indicando que a humanidade consome 1,8 vez mais recursos do que o planeta é capaz de regenerar. “A transição para a economia circular é urgente e precisa ser coletiva. Governos, empresas e sociedade precisam agir juntos”, concluiu.

No dia seguinte ao encontro, o coordenador de Logística Reversa da Empapel visitou a fábrica da Paraibuna Embalagens, em Sapucaia (RJ), e acompanhou diferentes etapas da fabricação de papelão e embalagens depois de uma roda de conversa com um grupo de colaboradores de diferentes setores, como comercial e logística.


ree

Fonte: EMPAPEL

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Raja Gabaglia, 2000 - Sala 324

Torre 1 - Bairro Estoril 

CEP: 30.494-170 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455 | (31) 99835-7205

  • Instagram
  • YouTube
WhatsApp_edited.png

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré

bottom of page