top of page

Conheça as quatro principais razões para dar atenção ao Dia Internacional das Florestas

A ONU declarou 21 de março como Dia Internacional das Florestas. Entenda as razões pelas quais as florestas – naturais ou plantadas -são importantes para a economia, para o planeta e para toda a sociedade. Segundo dados da FAO, as florestas cobrem 31% da superfície terrestre do planeta, armazenam cerca de 296 gigatoneladas de carbono e abrigam 80% da biodiversidade terrestre do mundo. Além disso, as florestas são responsáveis por fornecer, globalmente, cerca de 40% de toda a energia limpa utilizada, mais do que a energia solar, hidrelétrica ou eólica. O uso da bioenergia renovável com origem na indústria de base florestal, contribui para a neutralidade de carbono, promove o uso eficiente de recursos renováveis e permite que as plantas fabris utilizem.



22/03/2022 - A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 21 de março como Dia Internacional das Florestas. Entenda as razões pelas quais as florestas – naturais ou plantadas -- são importantes para a economia, para o planeta e para toda a sociedade.

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), as florestas cobrem 31% da superfície terrestre do planeta, armazenam cerca de 296 gigatoneladas de carbono e abrigam 80% da biodiversidade terrestre do mundo. Além disso, as florestas são responsáveis por fornecer, globalmente, cerca de 40% de toda a energia limpa utilizada, mais do que a energia solar, hidrelétrica ou eólica.


O uso da bioenergia renovável com origem na indústria de base florestal, contribui para a neutralidade de carbono, promove o uso eficiente de recursos renováveis e permite que as plantas fabris utilizem uma fonte de energia sustentável para produzir produtos florestais, que são essenciais.


As florestas manejadas de maneira sustentável desempenham um papel fundamental no cumprimento de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de fornecer soluções para ajudar na transição rumo a um modelo econômico mais verde. As florestas ainda têm importante papel na mitigação das mudanças do clima e melhoram a qualidade do solo, do ar e da água. Não menos importante, são uma fonte de matérias-primas renováveis, tornando-se cruciais para a economia circular.


Produtos de base florestal são fundamentais para a sociedade, além de serem sustentáveis e estarem demonstrando ser um diferencial no combate às mudanças climáticas. Tais itens são essenciais para a saúde, segurança e higiene, facilitam o aprendizado e a comunicação, abrigam e embalam uma ampla gama de produtos, entre

inúmeros outros usos.


Como um órgão internacional que representa o setor global de produtos florestais, o Conselho Internacional de Florestas e Associações de Papel (ICFPA) reconhece as oito razões da FAO da ONU pelas quais as florestas são importantes para nossa economia, nosso planeta e a sociedade em geral. Quatro são destacadas a seguir:


• O setor florestal global emprega, pelo menos, 33 milhões de profissionais. Além disso, os produtos florestais são usados por bilhões de pessoas todos os dias na forma de habitação, embalagens, lápis, produtos de tecido, livros e até produtos de base de nanocelulose, entre outros.


Estima-se que mais da metade da produção econômica mundial depende de serviços ecossistêmicos, incluindo aqueles fornecidos pelas florestas. Ainda é possível observar que mais da metade da população mundial usa produtos florestais não-madeireiros para apoiar seu bem-estar e meios de subsistência. Estes incluem ecoturismo, apicultura, colheita de frutas e nozes, resinas e essências.


Produtos de higiene à base de papel – como máscaras cirúrgicas – também provaram ser essenciais durante a pandemia da Covid-19, enquanto outros, como tecidos e baterias usando carbono à base de madeira, serão essenciais para nosso futuro pós-pandemia.


• As florestas são essenciais para a saúde planetária e o bem-estar humano.


As florestas cobrem quase um terço da superfície terrestre de todo o planeta e fornecem às pessoas bens como madeira, combustível, alimentos e forragem para animais, ajudam a combater as mudanças climáticas, protegem a biodiversidade, solos, rios, reservatórios e servem como áreas onde as pessoas podem se aproximar à natureza. Por meio do manejo florestal sustentável, os humanos também podem apoiar as florestas na adaptação às mudanças climáticas, gerenciando as vulnerabilidades ligadas a secas, incêndios, surtos de insetos, doenças, erosão e outros distúrbios.


• O manejo sustentável das florestas e o uso de produtos de madeira extraída ajudará a humanidade a avançar para uma economia baseada em materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis.


A madeira pode ser utilizada para diversos fins, com menores impactos ambientais do que muitos materiais alternativos. A madeira pode ser reutilizada e o papel pode ser reciclado, prolongando assim sua vida útil e reduzindo ainda mais sua pegada, mantendo o carbono bloqueado.


• Ampliar o uso de produtos florestais contribui para a neutralidade de carbono.


A ciência e a inovação estão produzindo novos produtos de madeira e árvores, incluindo têxteis, alimentos, materiais de construção, cosméticos, bioquímicos, bioplásticos e medicamentos. A substituição de materiais de origem menos sustentável por madeira renovável e produtos à base de árvores pode reduzir a pegada de carbono.


Veja mais razões pelas quais as florestas são importantes AQUI. E não se do Dia Internacional das Florestas em 21 de março.


SOBRE O DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

A Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu 21 de março como o Dia Internacional das Florestas (IDF), no ano de 2012. O Dia celebra e conscientiza sobre a importância de todos os tipos de florestas. Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a realizar esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantio de árvores. O tema para cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pela Parceria Colaborativa sobre Florestas: https://www.fao.org/forests/en/


SOBRE O ICFPA

O ICFPA é um fórum de diálogo global, coordenação e cooperação de 18 associações de celulose, papel, madeira e fibras em 28 países ao redor do mundo.


Fonte: IBÁ

bottom of page