top of page

Cenibra e Keyrus colaboram no avanço da governança de dados no setor de celulose


Colaboração entre as empresas impulsiona o desenvolvimento da integração de IA, com foco na organização de dados e na melhoria da tomada de decisões estratégicas.


17/09/2024 - A Cenibra, uma das maiores produtoras de celulose do Brasil, está avançando na transformação digital em parceria com a consultoria global Keyrus. Juntas, as empresas estão integrando uma robusta governança de dados, o que contribui para a melhoria da eficiência operacional e oferece uma base sólida para decisões estratégicas.


Segundo o estudo The Benefits of Data Governance, realizado pela IDC (International Data Corporation), o mercado de governança de dados deverá crescer 10% ao ano até 2026. Empresas que adotam boas práticas nessa área aumentam consideravelmente suas chances de sucesso ao incorporar tecnologias de IA em seus processos.


A Cenibra, responsável pela produção de 1,2 milhão de toneladas de celulose por ano, é um exemplo dessa tendência. A empresa implementou uma governança de dados em quatro fases, com o objetivo de integrar totalmente suas operações e criar uma cultura corporativa orientada por dados.


O DESAFIO DE SER UMA EMPRESA DATA DRIVEN

Em colaboração com a Keyrus, a primeira etapa do projeto da Cenibra incluiu a realização de workshops e a formação de um comitê de governança de dados para envolver os colaboradores.


“Entre os meses de janeiro a maio de 2022, executamos o projeto de Assessment em governança de dados, onde foram entrevistados mais de 52 colaboradores, entre eles diretores, gestores, cientistas de dados em formação, profissionais de tecnologia da informação, analistas de dados, DBAs, analistas de sistemas, entre outros, visando identificar o grau de maturidade da instituição em relação à governança de Dados”, comentou o CIO e gestor Estratégico de Dados na Cenibra, Ronaldo Neves Ribeiro.


Em janeiro de 2023, foi lançado o projeto de governança de dados, inicialmente estruturado em três fases. “A parceria foi tão bem-sucedida que não apenas cumpriu as metas iniciais, mas também inspirou a extensão do programa com uma quarta fase dedicada à consolidação dos resultados e à inovação, integrando tecnologias avançadas de Inteligência Artificial”, enfatizou Ronaldo.


RESULTADOS E PLANOS FUTUROS

O projeto, que já entrou em sua quarta fase, evoluiu para incluir a jornada de IA da empresa, garantindo que a Cenibra esteja preparada para enfrentar novas oportunidades tecnológicas. Com uma estrutura de dados sólida, a empresa agora mira um plano ambicioso: ter 100% de sua cadeia de valor governada até 2033.


“A governança de dados é um processo contínuo, e seu monitoramento e aprimoramento são essenciais para o sucesso das iniciativas de IA. Ao manter a governança de Dados como um alicerce sólido, a Cenibra se posiciona à frente no mercado, preparada para novas oportunidades”, finalizou Ronaldo.


Fonte: Portal Celulose

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page