top of page

Alunos do SENAI visitam a subestação de energia elétrica da Paraibuna Embalagens

Trabalho de campo tem grande relevância, pois consolida o que é aprendido em sala de aula no curso técnico em Eletrotécnica. 23/05/2023 - No último dia 29 de abril, alunos do curso Técnico em Eletrotécnica Semipresencial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conheceram a subestação de energia elétrica da Paraibuna Embalagens. Durante a visita, viram na prática a aplicação dos conceitos teóricos que aprendem em sala de aula, concretizando e compreendendo melhor como as técnicas são aplicadas no dia a dia da produção.



23/05/2023 - No último dia 29 de abril, alunos do curso Técnico em Eletrotécnica Semipresencial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conheceram a subestação de energia elétrica da Paraibuna Embalagens. Durante a visita, viram na prática a aplicação dos conceitos teóricos que aprendem em sala de aula, concretizando e compreendendo melhor como as técnicas são aplicadas no dia a dia da produção.


A pedagoga do SENAI José Fagundes Neto, Lígia Brito, disse que os alunos ficaram muito satisfeitos com a oportunidade e destacaram a amistosidade e a receptividade com que foram recebidos. “A visita técnica é de grande relevância, pois consolida o que é aprendido em sala de aula. Os estudantes do curso técnico em Eletrotécnica observaram a dinâmica de uma indústria, sua organização e ainda a prática efetiva do técnico”.


O engenheiro eletricista, Mayk Moura, foi responsável por receber e apresentar a subestação para os alunos e destacou o interesse deles em entender melhor o funcionamento da unidade. Segundo ele, também é importante para a empresa realizar este tipo de atividade, uma vez que é possível, inclusive, identificar futuros profissionais que podem se tornar bons candidatos para ingressar na fábrica.


A visita estreita relações com o SENAI. Nós precisamos de mão de obra com um conhecimento muito específico e, às vezes, é difícil encontrar no mercado pessoas com essas características. Conseguimos ter uma ligação mais direta com o SENAI até para buscar na escola alunos que tenham esse conhecimento para agregar com a gente”.


Fernando Souza Vieira é eletricista e participou da visita. “Foi muito esclarecedor ver de perto como realmente acontece na prática. Conseguimos tirar várias dúvidas e adquirir mais conhecimento”. Para o também eletricista de instalação, Samuel Barbosa, o profissionalismo e a dedicação dos colaboradores da Paraibuna Embalagens fizeram diferença.


“Uma das coisas que mais me impressionou foi a equipe profissional que tive a oportunidade de conhecer. Desde o início, eles foram acolhedores, experientes e demonstraram um profundo conhecimento sobre os processos envolvidos na operação da subestação. Fiquei extremamente impressionado e gostei muito da experiência”, diz.


“Eu acho que foi uma visita muito boa. A turma que veio é composta de pessoas que já têm uma vivência na área, ou seja, já trabalham como eletricistas. São pessoas que possuem conhecimento e estão buscando se aprofundar. Muitos ainda não tinham estado em uma subestação. Por isso, foi muito proveitosa essa troca de experiência para os dois lados”, conclui o engenheiro eletricista, Mayk Moura.




Fonte: Paraibuna Embalagens

bottom of page