Valores na prática: “valorize as pessoas e seja parte do time”

Em uma busca rápida por artigos, pesquisas e livros é possível encontrar muitos estudos que revelam a forte ligação entre valorização profissional e dedicação do profissional e a importância de elas caminharem juntas. A Gallup, por exemplo, em sua pesquisa, “Estado Global do Local de Trabalho: Perspectivas sobre o Engajamento do Colaborador para Líderes Mundiais de Empresas, descobriu que colaboradores engajados são 21% mais produtivos do que os outros que não são.


09/02/2021 - Em uma busca rápida por artigos, pesquisas e livros é possível encontrar muitos estudos que revelam a forte ligação entre valorização profissional e dedicação do profissional e a importância de elas caminharem juntas.

A Gallup, por exemplo, em sua pesquisa, “Estado Global do Local de Trabalho: Perspectivas sobre o Engajamento do Colaborador para Líderes Mundiais de Empresas, descobriu que colaboradores engajados são 21% mais produtivos do que os outros que não são. No Livro a Felicidade da Lucro, Marcio Fernandes afirma, “A empresa que possui colaboradores felizes consegue engajá-los com mais naturalidade e espontaneidade nos processos de melhoria contínua.”

Em algumas empresas, como a Paraibuna Embalagens, isso já faz parte da prática. Esses foram alguns dos motivos apontados pelo João Ferreira Lopes, por ter ficado quase 30 anos na empresa. Mecânico, na Unidade de Juiz de Fora, apaixonado pela profissão, ele se aposentou no início do ano, com 73 anos. Com quatro filhos, netos e bisnetos, seu João, disse que ainda tenta se acostumar com o tempo livre da aposentadoria. “Fico aqui pensando todos os dias em ligar para lá e perguntar se posso voltar. Sinto muita faltar de todos”, disse.


Seu João fez parte desse time da Paraibuna por três décadas e em congruência com as pesquisas considerou o reconhecimento da empresa pelo seu trabalho a força que o motivava a seguir de segunda a sexta para empresa e oferecer seus serviços de 8h às 18h. “Eu era muito feliz. Nunca me atrasei. Nunca faltei um dia e gostava muito do pessoal que trabalhava comigo. Eu conhecia todo mundo e fico feliz em ter contribuído com o crescimento da empresa”, afirma.

Uma outra pesquisa feita pela Robert Half e Happiness Works, avaliou o nível de felicidade de mais de 23 mil profissionais, em oito países diferentes, de várias área e idades e concluiu: colaborares felizes são colaboradores melhores e mostrou a forte ligação entre felicidade e desempenho. O estudo apontou três pontos que mais geram felicidade: ser tratado com igualdade e respeito, se sentir valorizado pelo trabalho que faz e orgulho de sua organização.

Esses também são os pontos que movem a Paraibuna Embalagem. Em dois, dos seus seis valores, vemos essa sintonia: Valorize as pessoas e Seja Parte do time. Trabalhando em seu crescimento de forma planeja e estruturada, a empresa tem investido muito no seu maior capital: as pessoas. A diretriz usada para este investimento é ter pessoas capacitadas tecnicamente e comportamentalmente, com agilidade, qualidade, resiliência e que trabalhem como um time. “No ano passado fizemos uma campanha muito bacana chamada: “Aqui Você Faz a Sua História”, através dela alguns dos nossos colaboradores compartilharam a sua jornada profissional aqui na Paraibuna Embalagens, no formato de vídeos e, foi muito bonito sentir a emoção de cada um deles, que contou a sua trajetória com tanto orgulho. Tivemos muitos aprendizados com isso, um deles foi que não construímos uma empresa, construímos um time e o time constrói uma grande empresa. Estamos onde estamos, chegamos aonde chegamos, porque o nosso time nos trouxe até aqui e é através dele que voaremos muito mais alto”, concluiu Rita Rievert, Gestora do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.


Fonte: Paraibuna Embalagens