Treinamento visa criar cultura exportadora na Paraibuna Embalagens

Visando alcançar novos mercados, empresa promove série de encontros sobre exportação por meio do PEIEX. Com o intuito de reforçar a atuação da Paraibuna Embalagens como empresa exportadora, colaboradores de diferentes setores realizam, ao longo das últimas semanas, um treinamento de exportação em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa busca criar uma cultura entre todos os envolvidos no processo de vendas para o exterior e ampliar a capacidade de atrair novos clientes para o escopo da Paraibuna.



14/07/2022 - Com o intuito de reforçar a atuação da Paraibuna Embalagens como empresa exportadora, colaboradores de diferentes setores realizam, ao longo das últimas semanas, um treinamento de exportação em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa busca criar uma cultura entre todos os envolvidos no processo de vendas para o exterior e ampliar a capacidade de atrair novos clientes para o escopo da Paraibuna.


O trabalho conjunto com o PEIEX é subdividido em módulos, que são trabalhados semanalmente na sede da empresa. Há quatro semanas, a técnica extensionista do programa, Elida Rabelo, atua juntamente aos colaboradores da Paraibuna Embalagens tratando dos pontos básicos da exportação. “O trabalho com todos os colaboradores juntos acontece para que eles tenham uma ideia global do processo. A ideia é mostrar o “caminho das pedras” do que é necessário saber e o que é preciso ser feito”, explica Elida.


Conforme a técnica extensionista, a exportação exige o trabalho em equipe de diferentes setores, como o financeiro, o comercial, a logística e o marketing. “Tudo faz parte de uma teia em que todos estão envolvidos no processo”, analisa Elida, lembrando que o conteúdo é adaptado à realidade da Paraibuna. “Envolvendo todos os setores, um consegue conhecer a dor do outro e entender como o trabalho de um vai impactar no do outro, além de compreender como tudo aquilo se soma na realização da venda externa”.


Reforçando a cultura exportadora

O planejamento estratégico para que a Paraibuna Embalagens fosse inserida no mercado de exportação iniciou em 2019, com a análise de viabilidade mercadológica. Tendo em vista esse objetivo, a empresa trabalhou na capacitação dos colaboradores com a participação no primeiro módulo do PEIEX, programa promovido pela Fiemg em parceria com a APEX Brasil, que busca levar às indústrias da região o conhecimento sobre procedimentos e as ferramentas disponíveis para empreender no mercado internacional. Agora, os colaboradores participam do segundo módulo do projeto.


Atualmente, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Bolívia são alguns dos países para os quais a Paraibuna Embalagens exporta. “O curso ajuda no sentido de nos tornar mais preparados para capturar as oportunidades durante o nosso processo de internacionalização, de maneira a torná-lo mais confiável, estruturado e eficiente”, explica Mário Henrique Santos, gerente Comercial da divisão Papel. “Esse trabalho desenvolve na empresa uma cultura corporativa voltada para a exportação. Acima de tudo, a ideia é disseminar conhecimento”, aponta.


Também integrante do setor comercial, John Alencar afirma que o objetivo final é criar uma cultura entre os colaboradores de modo que a exportação se torne tão natural quanto a venda para o mercado nacional. “É uma capacitação importante para promover um conhecimento básico para os nossos colaboradores que lidam diretamente com a exportação. O trabalho é importante para que nossos representantes do mercado interno estejam integrados à internacionalização e possam desenvolver novos clientes no exterior”.



Fonte: Paraibuna Embalagens