top of page

Tecnologia Körber BioPack: embale seu produto tissue sem o uso de plástico

A tecnologia pioneira da Kӧrber permite que os convertedores de tissue embalem seus produtos em material 100% ecológico sem problemas de qualidade ou interrupção da linha. Os consumidores estão cada vez mais atentos a como suas decisões de compra afetam o mundo ao seu redor. Eles querem que suas ações tenham um impacto positivo e estão dispostos a investir em marcas que priorizam a sustentabilidade e embalagens sustentáveis. O plástico é visto pelos consumidores como a “embalagem menos sustentável”, obrigando os OEMs (Original Equipment Manufacturers) e convertedores de tissue a inovar além da embalagem plástica flexível.



01/12/2022 - Os consumidores estão cada vez mais atentos a como suas decisões de compra afetam o mundo ao seu redor. Eles querem que suas ações tenham um impacto positivo e estão dispostos a investir em marcas que priorizam a sustentabilidade e embalagens sustentáveis.


O plástico é visto pelos consumidores como a “embalagem menos sustentável”, obrigando os OEMs (Original Equipment Manufacturers) e convertedores de tissue a inovar além da embalagem plástica flexível — o padrão de longa data para empacotamento, visibilidade e proteção de produtos de tissue.


A embalagem de biofilme é pioneira em materiais alternativos. Certos papéis virgens biodegradáveis ​​certificados pelo FSC e papéis reciclados também estão sendo considerados. A Kӧrber Business Area Tissue e empresas parceiras desenvolveram papel BIO 100% compostável com certificação de compostagem Vinicotte OK e papel 100%

reciclável e biodegradável para uso em embalagens equipadas com a tecnologia Kӧrber BioPack.


Qual opção é a certa para você e seus produtos tissue? Conheça um pouco mais sobre essas embalagens ecológicas:


O QUE É EMBALAGEM DE BIOFILME?

O biofilme é um tipo de bioplástico, uma classe de plásticos biodegradáveis que são derivados de materiais compostáveis ecológicos – como amido de milho, cana-de-açúcar e óleos de canola –, em vez de substâncias tradicionais à base de petróleo. A embalagem de biofilme oferece os mesmos benefícios e funcionalidades das embalagens plásticas flexíveis tradicionais, mas sem o risco ambiental.


Biopolímeros como ácido polilático (PLA), polihidroxialcanoatos (PHA) e polihidroxibutirato-cohidroxivalerato (PHBV) formam a base dos biofilmes. Esses biopolímeros são feitos de amidos, celuloses, proteínas e glúten de origem vegetal.


Dependendo do biopolímero, essas substâncias são usadas independentemente ou misturadas com outros materiais de base biológica (como o látex de borracha natural no caso dos PHBVs) para criar embalagens de biofilme com excelentes capacidades de formação para muitas aplicações industriais.


FUNDAMENTOS DE EMBALAGENS DE PAPEL VIRGEM E RECICLADO

Papel virgem biodegradável e papel reciclado são materiais cada vez mais populares para embalagens primárias. A diferença entre os dois é sutil, mas importante.


O papel virgem não contém materiais reciclados. O papel reciclado contém material de outros produtos recicláveis que foram processados e reconstituídos em papel. O papel reciclado é frequentemente reutilizado várias vezes antes que as fibras fiquem muito curtas para serem incorporadas a outros produtos.


As embalagens de papel virgem e reciclada são biodegradáveis, o que significa que se decompõem ao longo do tempo com a exposição a bactérias naturais. Alguns também são compostáveis, o que varia ligeiramente da biodegradação, pois os produtos compostáveis requerem processos específicos de gerenciamento de resíduos. Qualquer uma das opções é muito melhor para o meio ambiente do que os plásticos, que podem levar séculos para se desintegrar e deixar um rastro de danos ecológicos potencialmente irreversíveis.


Para o acondicionamento do material de embalagem, pode ser utilizado papel virgem ou reciclado. As opções de embalagens de papel mais socialmente responsáveis ​​são aquelas que possuem a certificação Forest Stewardship Council (FSC). Esta certificação garante que os produtos são originários de florestas geridas de forma responsável que fornecem benefícios ambientais, sociais e econômicos.


O papel BIO 100% compostável atestado pelo FSC com certificação de compostagem Vinicotte OK e o papel 100% reciclável e biodegradável desenvolvido pela Kӧrber e empresas parceiras são bons exemplos. Esses materiais de embalagem garantem total sustentabilidade quando executados em qualquer equipamento de embalagem de lenços de papel equipado com o Programa de Melhoria Técnica Kӧrber BioPack (TIP).


O BioPack funciona com todos os formatos de máquinas atuais, configurações e qualquer tipo de papel, incluindo bobinas combinadas com material bioplástico. Papéis variando de 25gm2 a 40gm2 garantem máxima resistência à perfuração e proteção do produto, e seu acoplamento, laminação ou extrusão a biofilmes e outros bioplásticos variando de 7 a 9 mícrons de espessura fornecem boa vedação da embalagem e ótima barreira contra umidade. O BioPack permite que os convertedores de tissue embalem seus produtos em material 100% ecológico, sem problemas de qualidade ou interrupções na linha.


Chegou a hora de embalagens sem plástico na indústria de tissue. A transição apresenta desafios, mas também oportunidades para inovar em soluções para um futuro ecológico. Entre em contato com os especialistas em tissue da Kӧrber para saber mais sobre as tecnologias de embalagem e produtos que fazem a diferença.


SOBRE A KÖRBER

Körber é um Grupo tecnológico internacional com cerca de 12,000 colaboradores, mais de 100 escritórios e plantas produtivas em todo o mundo, e um objetivo comum: transformar o pensamento empreendedor em sucesso de seus clientes, impulsionando seu desenvolvimento tecnológico. Nas Áreas de Negócios Digital, Fármaco, Supply Chain, Tissue e Technologies, oferece produtos, soluções e serviços que inspiram. A empresa age rapidamente de acordo com as necessidades de seus clientes, executa ideias de forma eficiente e, com as suas inovações, cria valor agregado aos seus clientes. Com isso, constrói cada vez mais ecossistemas que resolvem os desafios atuais e futuros. A Körber AG é a empresa matriz do Grupo Körber.


SOBRE A KÖRBER BUSINESS AREA TISSUE

A Körber tem o objetivo final de possibilitar o sucesso contínuo dos seus clientes. A empresa é o único fornecedor verdadeiramente integrado e global de soluções avançadas para a indústria de tissue. Oferece o portfólio mais abrangente do setor, contando com tecnologias que apoiam seus clientes em toda a cadeia de valor – dos rolos aos dobrados, da conversão ao empacotamento. Suas soluções integradas, automatizadas e fáceis de usar, são fundamentais para moldar o sucesso em tissue, elevando as operações dos seus clientes a um nível superior e global, ao mesmo tempo, otimizando seus custos e processos.


Fonte: Tissue Online

bottom of page