Solenis se une a consórcio global para buscar alternativas ao uso de plásticos

O consórcio Piloting Alternatives for Plastic é a mais recente iniciativa de sustentabilidade da Solenis na indústria de fabricação de papel. A Solenis, líder global de especialidades químicas, está participando do projeto Piloting Alternatives for Plastics, uma iniciativa global para ajudar a desenvolver a próxima geração de materiais à base de fibra para substituir os plásticos usados em embalagens de alimentos, filtros, produtos de higiene e outros bens. A empresa está se juntando a mais de 50 outras empresas no consórcio técnico.



8/08/2020 - A Solenis, líder global de especialidades químicas, está participando do projeto Piloting Alternatives for Plastics, uma iniciativa global para ajudar a desenvolver a próxima geração de materiais à base de fibra para substituir os plásticos usados em embalagens de alimentos, filtros, produtos de higiene e outros bens.

A Solenis está se juntando a mais de 50 outras empresas no consórcio técnico, incluindo grandes fabricantes de embalagens e papel, liderado pelo Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia (VTT).

Durante o projeto de 30 meses, o grupo trabalhará para identificar os materiais e métodos de fabricação mais adequados para o desenvolvimento em grande escala. O objetivo é reduzir o tempo que leva para mover os projetos dos resultados laboratoriais iniciais para a produção comercial. Com base nesse trabalho, as empresas podem migrar melhor para uma fase de desenvolvimento de produto que aproveite as soluções de base biológica para seus próprios produtos.



As alternativas piloto ao plástico se concentrarão em várias áreas técnicas, incluindo o desenvolvimento de tecnologia inovadora para reduzir drasticamente a energia e a água usadas na fabricação de papel. As áreas de foco também incluem lenços à base de celulose e soluções de higiene para substituir não tecidos à base de petróleo, bem como materiais de alto desempenho à base de celulose que podem criar estruturas 3D e melhorar a resistência à água.

“A Solenis está focada em promover soluções sustentáveis para a indústria de papel, desenvolvendo e comercializando alternativas renováveis e reutilizáveis baseadas em fibras para plásticos”, disse Richard Brooks, diretor de marketing global de embalagens. “Trabalhando juntos nessas iniciativas significativas, podemos fornecer soluções de base biológica mais rapidamente para atender à crescente demanda mundial por produtos sustentáveis”, completa.

O consórcio Piloting Alternatives for Plastic é a mais recente iniciativa de sustentabilidade da Solenis na indústria de fabricação de papel. Além disso, em 2019, a empresa foi reconhecida como uma das vencedoras do NextGen Cup Challenge, uma competição global de inovação para redesenhar e criar um copo para viagem de fibra quente e fria amplamente reciclável e/ou compostável. A Solenis recebeu o prêmio na categoria Innovative Cup Liners por sua tecnologia de revestimento de barreira reciclável e compostável TopScreen ™.

SOBRE A SOLENIS

A Solenis é uma produtora líder global de especialidades químicas para indústrias de uso intensivo de água, incluindo celulose, papel, petróleo e gás, refino de petróleo, processamento químico, mineração, biorrefinamento, energia e mercados municipais.

Fonte: Tissue Online


EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré