Smurfit Kappa desenvolve solução exclusiva pronta para prateleira para a Docile Alimentos

Nova embalagem gerou 18% no aumento de vendas e reduziu em 50% o tempo de reposição dos produtos em prateleira. Os compradores tomam decisões rápidas no Ponto de Venda (PDV). De acordo com pesquisas internas realizadas pela Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, as compras levam em torno de 20 minutos.



24/09/2020 - Os compradores tomam decisões rápidas no Ponto de Venda (PDV). De acordo com pesquisas internas realizadas pela Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, as compras levam em torno de 20 minutos – sendo 17 para caminhar e três para pesquisar e selecionar. Em média, as pessoas adquirem 15 produtos por visita, levando 12 segundos para pesquisar e selecionar cada item.

Todo este processo é feito subconscientemente ou em velocidade, com os consumidores reagindo instantaneamente ao que veem na frente deles. A navegação na loja é amplamente influenciada por formas e cores além de interrupções visuais na linha de visão dos compradores, que os atrai para determinadas categorias e produtos.

Com foco em ampliar sua atuação no varejo, a Docile Alimentos estava em busca de uma embalagem pronta para a prateleira para a sua linha de produtos Maxmallow. No entanto, os modelos tradicionais não atendiam as suas necessidades técnicas de produção além da sua utilização no PDV.

“Nosso grande desafio era encontrar um parceiro que desenvolvesse uma embalagem atrativa para o ponto de venda que se adequasse ao nosso processo de produção, reduzisse o trabalho realizado pelos repositores nos PDVs, posicionasse a nossa marca e ainda estivesse conectada com os princípios de sustentabilidade da nossa empresa”, afirma Ricardo Heineck, diretor da Docile Alimentos.

A embalagem desenvolvida pela Smurfit Kappa foi customizada para atender a todos esses requisitos. Sendo 100% renovável, reciclável e biodegradável, a Companhia utilizou uma combinação de ferramentas que analisaram toda cadeia produtiva da empresa além de uma solução específica para o varejo, a ShelfSmart. Ela realiza uma avaliação do potencial de desempenho da embalagem antes de levá-la ao PDV, a partir de uma simulação em ambiente virtual 3D, aplicada aos consumidores reais, que demonstram qual das opções apresenta um melhor desempenho.

Como resultado, esta nova embalagem pronta para prateleira da Docile Alimentos gerou um aumento a visibilidade no PDV impactando um crescimento de 18% nas vendas e uma redução de 40% no tempo de reposição da prateleira, uma vez que em um único movimento, elimina-se a necessidade de se manusear unidades individuais do produto e facilita ainda mais a sua distribuição em diversos tipos de canais. Sua estrutura, além de manter o produto seguro, é também eficiente para a cadeia logística.


“Todas a nossas embalagens prontas para o varejo (SRP) seguem as diretrizes estabelecidas pelo Institute of Grocery Distribution, que envolvem as seguintes características: facilidade de identificação, abertura, comercialização, compra e descarte”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. Neste projeto específico para a Docile Alimentos, analisamos toda a sua cadeia de produção com ferramentas exclusivas e ainda utilizamos a ShelfSmart para que o nosso cliente pudesse avaliar qual seria a melhor opção de embalagem para o PDV, já apresentando resultados expressivos para os seus negócios”, conclui Alcalá.

Outra ferramenta utilizada para avaliar a visibilidade das embalagens no PDV é o EyeScan, premiado recentemente pela sua evolução tecnológica aplicada à embalagem. O software é capaz de capturar o movimento dos olhos do consumidor e realizar combinações de milhões de pontos para analisar o poder de atração das embalagens no ponto de venda. A grande inovação neste software é poder agregar no estudo dados de até 100 pessoas, gerando uma maior acurácia nos resultados, com mapas de calor e gráficos consolidados.

Outras Soluções para PDV

A Smurfit Kappa possui um banco de dados com mais de 50 mil insights de consumidores, além de ferramentas exclusivas e uma equipe de designers globais composta por mais de 1000 profissionais.

Confira alguns modelos de Displays que podem ser utilizados nos PDVs e customizados conforme as necessidades de cada empresa e segmento de atuação:

Displays de Exibição

São projetados para aumentar a visibilidade do produto e maximizar o impacto da marca no momento da compra. Visores atraentes permitem que as marcas se diferenciem sobre a concorrência e aumentem suas vendas, sem a necessidade de estarem armazenados em prateleiras do PDV.


Displays de Balcão


Eles são colocados estrategicamente no ponto de compra para maximizar a visibilidade do produto e criar vendas por impulso. São utilizados frequentemente para produtos promocionais, sazonais e de avaliação gratuita.

Display Suspenso



Utilizados em ambientes de varejo e em eventos de marketing, os displays suspensos permitem que as marcas se diferenciem da concorrência e aumentem suas vendas. A Smurfit Kappa possui uma variedade de tamanhos e estilos de displays suspensos, com uma seleção de métodos de suspensão de teto, ou que possam ser projetados sob medida para atender a objetivos de marketing específicos.

In-store Theatre


São projetados sob medida para atender a objetivos de marketing específicos e usam tanto a estrutura criativa quanto o design gráfico para maximizar o impacto da marca.

É possível incluir também recursos adicionais, como telas de LCD, luzes, módulos de som e peças móveis para aprimorar a experiência da marca. Os monitores são fornecidos principalmente em embalagens planas para fácil montagem ou podem ser fornecidos pré-montados e preenchidos com estoque.

Fonte: Tissue Online

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré