SIPAT Integrada da CENIBRA traz palestrantes de renome

Todos os anos, a CENIBRA realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), evento que tem o objetivo de conscientizar os empregados em relação às práticas mais seguras no dia a dia. Neste ano, porém, devido à pandemia, o evento foi realizado de maneira online e contou com a participação de palestrantes de renome no cenário nacional, por meio de “lives”.


O filósofo Luiz Felipe Pondé foi um dos palestrantes de renome que

participaram da 24ª SIPAT Integrada da CENIBRA


27/10/2020 - Todos os anos, a CENIBRA realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), evento que tem o objetivo de conscientizar os empregados em relação às práticas mais seguras no dia a dia. Neste ano, porém, devido à pandemia, o evento foi realizado de maneira online e contou com a participação de palestrantes de renome no cenário nacional, por meio de “lives”.

A 24ª edição teve o tema “Se algo não puder ser feito com segurança, que não seja feito”. A abertura ocorreu na quarta-feira, 14/10, feita pelo gerente de manutenção e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Carlos Fernandes, que antecedeu a “live” apresentada pelo palestrante Clóvis de Barros Filho, jornalista, professor da USP e autor de diversos livros e ensaios.

Clóvis discutiu a importância da ética no trabalho em tempos de mudanças provocadas pela pandemia. “Mudamos ou fomos mudados? Como produzir de forma segura nesta realidade imposta pela pandemia da Covid-19?”, questionou o palestrante, que também refletiu sobre a diferença entre “amor ao trabalho” e “trabalho com amor”. Segundo ele, o trabalho, quando feito de maneira prazerosa, faz com que o empregado não sinta o tempo passar.

No segundo dia de evento, 15/10, o Diretor Industrial e Técnico da CENIBRA, Júlio Tôrres, introduziu a palestra ministrada por José Carlos Zanelli, psicólogo, educador, pesquisador, escritor, consultor e conferencista. Zanelli discorreu sobre os riscos psicossociais relacionados ao trabalho durante a pandemia e o que fazer para proteger a saúde mental.

O Diretor-Presidente da CENIBRA, Kazuhiko Kamada, também participou da SIPAT. Em sua apresentação, no dia 16/10, ele lembrou que a Empresa realiza diversas campanhas internas de conscientização e oferece a todos os empregados os EPIs e treinamentos necessários para a execução das tarefas.

De acordo com o presidente, a segurança e a saúde no trabalho começam com o empregado. “Para resguardar a saúde e o bem-estar, é necessário ter como princípio básico a preservação e valorização da vida. Cuidar de si, cuidar do outro e permitir ser cuidado é fundamental para a segurança e saúde de todos”, explicou.

Kazuhiko Kamada também enalteceu o trabalho de todos os empregados, que, mesmo com os desafios trazidos pelo novo coronavírus, não tiveram perda de produtividade. “Com a pandemia da Covid-19, houve uma desorganização da nossa rotina e um desafio de um novo jeito de trabalhar. A CENIBRA continua operando dentro dos padrões esperados, de forma segura e saudável para todos”, disse.

A última “live” foi realizada pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, com o tema “A epidemia da inovação e os cuidados com a saúde e segurança do trabalhador”. O professor, colunista e escritor discutiu as formas como a segurança e a eficiência podem ser conciliadas sem afetar a saúde mental do trabalhador.

Para Pondé, a generosidade deve estar presente no ambiente de trabalho para que haja desenvolvimento profissional, por meio da colaboração entre os empregados. Ele também reforçou os cuidados necessários para os empregados que estão em “home office”.

REGIONAIS FLORESTAIS

A 24ª SIPAT Integrada da CENIBRA ainda não terminou. Nesta semana, para os empregados das Regionais Florestais, serão realizadas mais duas “lives”, apresentadas pelo consultor João Cândido de Oliveira e pelo porta-voz Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara. Haverá também apresentações artísticas para os trabalhadores florestais, nas frentes de trabalho no campo.

Fonte: Coord. de Com. Corp. e Rel. Institucionais – ASCOM-C – CENIBRA

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré