top of page

Show de Talentos marca encerramento da SIPAT em Juiz de Fora

Semana de conscientização sobre segurança do trabalho teve diversas atividades com os colaboradores. Após quatro dias de atividades diversas, a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) da unidade de Juiz de Fora foi encerrada na Paraibuna Embalagens com um show de talentos. Entre os dias 26 e 29 de setembro, o time da empresa foi envolvido por diversas ações que abordaram a temática da segurança, sempre destacando o respeito à vida, um dos valores da Paraibuna Embalagens.



03/11/2022 - Após quatro dias de atividades diversas, a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) da unidade de Juiz de Fora foi encerrada na Paraibuna Embalagens com um show de talentos. Entre os dias 26 e 29 de setembro, o time da empresa foi envolvido por diversas ações que abordaram a temática da segurança, sempre destacando o respeito à vida, um dos valores da Paraibuna Embalagens.


Ao longo da semana, foram realizadas sessões de vídeos e palestras, sempre envolvendo assuntos relacionados à segurança e bem-estar. Os diálogos abordaram, por exemplo, a temática da saúde mental e uma conscientização sobre prevenção à violência contra a mulher. As ações aconteceram em quatro horários diferentes para abranger a todos os turnos que trabalham na fábrica juiz-forana.


O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), Marcus Helênio, afirma que os assuntos abordados e as metodologias de apresentação foram escolhidos de modo a conferir informações e orientações de segurança aos colaboradores com a finalidade de estimular a reflexão. “Além disso, foram trabalhados temas atuais e importantes para a nossa vida social como o combate à violência doméstica e a saúde mental, com menção ao Setembro Amarelo”, diz.


Integrante da Cipa e assistente de meio ambiente da Paraibuna, Jessika Leite também avaliou positivamente as atividades da Sipat e os temas trabalhados. “Todo o conteúdo foi baseado em um dos nossos principais valores: o respeito à vida. Certamente, poder participar, desde as primeiras reuniões de planejamento, foi um trabalho árduo e muito gratificante. Essa Sipat vai ficar para a história”, comemora.


O operador Claudinei da Silva Gonçalves fez questão de participar dos quatro dias de atividades. Para ele, os temas abordados pela Sipat foram essenciais para a equipe e farão diferença no cotidiano de trabalho. “A Sipat, principalmente para nós que trabalhamos no maquinário, é importante para refletirmos sobre tudo que pode acontecer no nosso dia a dia. Acho que todo o time passou a ficar mais atento com as normas de segurança”, avalia.


Já a colaboradora Patrícia Quirino destacou a maneira didática com que os temas foram tratados com a equipe. “Foi muito interessante a forma que os temas foram tratados. Tudo foi trabalhado de maneira didática, nos fazendo ver a importância da segurança, que é um assunto tão pesado de se tratar. O recado sobre segurança e sobre bem-estar foi passado”.



Show de talentos empolga colaboradores

Para encerrar a Sipat, no último dia de atividades foi realizado um show de talentos que mobilizou e empolgou os colaboradores que participaram da ação e também aqueles que formaram a plateia. No total, foram quatro apresentações disputando a aprovação dos jurados para a conquista dos três prêmios para quem mais empolgasse os colaboradores. A única regra que os concorrentes tiveram de seguir foi utilizar a arte para passar um recado sobre segurança do trabalho para os colegas.


Ao final, o prêmio principal ficou com a dupla Lucas da Hora e Cleidenice da Silva, que se apresentou com uma paródia da música “Esquema Preferido”, dos Barões da Pisadinha, tratando da segurança. Segundo Lucas, a letra foi construída em conjunto pela dupla. “A apresentação foi preparada há cerca de dois meses. Nós criamos a letra e fomos nos preparando”, conta. “Estamos muito felizes e nos divertimos muito. Foi um momento de parceria e aprendizado”, define Cleidenice.


Já Reinaldo Gonçalves e a filha Raíssa de Souza se apresentaram com uma versão da música Trem-Bala, da cantora Ana Vilela. A canção conquistou os jurados e o público, ficando com o segundo lugar na disputa. “Nós não somos profissionais, mas buscamos nos dedicar e acredito que deu certo. A mensagem foi passada”, comemora Reinaldo.


Quem fechou o pódio foi a dupla Walace da Silva e Letícia Aparecida da Silva, que se apresentou com uma música que teve direito a flauta. O Walace foi o criador da letra e flautista, enquanto Letícia foi incumbida da interpretação. “Eu me inspirei num louvor evangélico. Imaginei que ficaria legal na apresentação e montei a ideia. Trinta minutos antes da apresentação, encontrei a cantora que ia interpretar a letra”, conta Walace. “Não conhecia a letra e nem a melodia, mas ensaiei por dez minutos e a interpretação deu muito certo”, comemora Letícia.


Letra Cleidenice da Silva e Lucas da Hora:


Tá vendo aí a Sipat chegando

Com segurança, geral sai ganhando

Fica Ligado, já vou explicando


O time chegou, preste muita atenção

Tem DDS e reflexão

Recebo logo uma orientação


Só não dá bobeira, meu irmão


Sua família te espera depois de um dia de serviço

Sua vida vale mais do que um risco

Sua vida vale mais do que um risco


Não se esqueça da bota, da luva, protetor de ouvido

E assim, estaremos protegidos


Respeite sua vida, meu amigo



Letra Reinaldo Gonçalves e Raíssa de Souza


Quem faz segurança

Respeita as pessoas e cuida de si

Pra ter resultado em todas equipes


Depende de ti


É saber que todos unidos falamos

a mesma raiz

Respeite a vida

Porque essa dádiva Deus deu pra nós


É saber ser comprometido

Ver na área o risco e o perigo

É comunicar

Podemos fazer diferença

Cada dia buscando energia

Para melhorar


Não é só falar

O que tá errado e nada fazer


É corrigir para que o mal

Não venha acontecer


É ter confiança

Amor e respeito em todos corações


Amigos presentes em cada momento

E situações


Nós somos a Paraibuna


Todos juntos nós somos só uma

Coluna aqui

Pra cima, equipe guerreira

Segurança nos faz verdadeira

para prosseguir


A nossa saúde não é o dinheiro

que pode comprar

E sim os cuidados


Com a segurança em primeiro lugar


Trabalho com pressa

Não traz resultado, só complicação

Pra ter qualidade é tudo no seu tempo

E com dedicação


Tem sempre alguém te esperando

Com sorriso, abraço contando

Com você ali


A vida é passageira

Aproveita equipe guerreira

E seja feliz


Para, Para, Para, Paraibuna

Para, Para, Para, Paraibuna



Letra Walace da Silva e Letícia Aparecida da Silva


Por toda a minha vida

Segurança eu sempre farei

Pois meu fôlego é a minha vida

e contigo eu vencerei


Posso ouvir a tua voz me pedindo socorro

Vou te tirar desse sufoco

a vitória encontrarei


Se você tá no aperto

Vento forte te pegou

Já vivi tantos perigos

mas agora sempre me cuidarei


Porque Deus está comigo

minha jornada vencerei

Eu me sinto tão seguro

usando os EPIs


Não tem perigo

pois sempre preparado estou


Ouço tua voz

não há doenças, nem culpas, que fiquem de pé diante de nós

e a tempestade se acalma na

voz Daquele que tudo criou

Pois sua palavra é pura


Segurança pra você sempre farei


Fonte: Paraibuna Embalagens

Commenti


bottom of page