top of page

Sem poder trabalhar durante a pandemia, catadores de recicláveis passam dificuldades em BH

Com o serviço de coleta domiciliar de recicláveis em Belo Horizonte suspenso desde o início da pandemia da covid-19, em março, catadores desse tipo de material na cidade passam por dificuldades. Quem explica a situação preocupante dos trabalhadores é Neli Medeiros, Integrante do conselho de administração da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos (Copersoli Barreiro) e membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.



Por João Felipe Lolli

01/09/2020 - Quem explica a situação preocupante dos trabalhadores é Neli Medeiros, Integrante do conselho de administração da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos (Copersoli Barreiro) e membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

"Tiramos nossa sobrevivência desse trabalho, dessa coleta porta a porta que a gente faz. Temos recebido apoio de alguns empresários de ONG´s, cestas básicas da Prefeitura de Belo Horizonte, mas temos nossas despesas fixas, e muitos dos nossos catadores não receberam o Auxílio Emergencial. Isso tem prejudicado muito a vida dos trabalhadores", argumenta.

Neli revela que conversas com a Prefeitura de Belo Horizonte para a retomada da coleta de recicláveis ainda estão em andamento. A conselheira da Copersoli ainda explica o atual destino do material reciclável não recolhido pelos catadores.

"Desde julho estamos discutindo essa retomada. Já enviamos uma proposta para isso. Mas, enquanto as atividades não retornam, toda a coleta seletiva que era realizada porta a porta está indo para o aterro sanitário. Os grandes geradores de material reciclável, como as empresas, hospitais e condomínios, têm seus descartes direto no aterro, o que deixa de gerar trabalho e renda para catadores", afirma.

Ouça a matéria completa da manchete AQUI .


Fonte: Rádio Itatiaia

bottom of page