top of page

Programa GerAção Saúde orienta colaboradores sobre alimentação saudável

Atividades nas sedes da Paraibuna Embalagens tratam do valor nutricional de alimentos e indica trocas saudáveis. Estes alimentos são saudáveis? Com o intuito de responder a essa e outras perguntas, o Programa GerAção Saúde levou aos colaboradores da Paraibuna Embalagens uma atividade no espaço de convivência da sede da empresa em Juiz de Fora, além de outra ação na planta de Sapucaia. As iniciativas tiveram apoio de especialistas e compartilharam informações sobre alimentação saudável, oferecendo dicas sobre trocas saudáveis para as refeições do dia a dia.



25/08/2022 - Estes alimentos são saudáveis? Com o intuito de responder a essa e outras perguntas, o Programa GerAção Saúde levou aos colaboradores da Paraibuna Embalagens uma atividade no espaço de convivência da sede da empresa em Juiz de Fora, além de outra ação na planta de Sapucaia. As iniciativas tiveram apoio de especialistas e compartilharam informações sobre alimentação saudável, oferecendo dicas sobre trocas saudáveis para as refeições do dia a dia.


Em Juiz de Fora, a atividade teve conversa entre duas especialistas do Sabin Sinai e colaboradores da Paraibuna com explicações sobre como escolhas inteligentes de alimentos podem impactar positivamente a saúde do indivíduo. Também foram passadas orientações sobre como fazer a leitura da tabela nutricional de produtos do gênero alimentício, além de cuidados especiais que pessoas portadoras de diabetes e hipertensão devem ter no momento das refeições.


“Levamos alguns produtos para poder mostrar aos colaboradores quais seriam as escolhas mais adequadas”, explica a representante do Sabin Sinai, Milena Pereira de Lima, que participou da ação. Entre as escolhas abordadas estava a do suco em detrimento ao refrigerante que, ainda que não seja uma bebida considerada saudável, contém menos componentes prejudiciais do que o concorrente.


Segundo Milena, as boas escolhas proporcionam maior bem-estar aos colaboradores e também são benéficas à empresa, uma vez que os profissionais saudáveis são mais produtivos. “Quando cuidamos da saúde dos colaboradores, eles ficarão menos doentes e terão mais saúde para executar o trabalho com produtividade. Cuidando da saúde do funcionário, a empresa torna as equipes mais produtivas”, analisa. “Foi um trabalho bacana e a participação dos colaboradores foi muito positiva”.


A técnica de enfermagem da Paraibuna Embalagens, Sirlei Kelmer, também avaliou positivamente a atividade. Ela lembra que o Programa GerAção Saúde busca incentivar a mudança de hábitos dos colaboradores, além de estimular a prática de atividades físicas. Para Sirlei, a iniciativa na sede juiz-forana causou o impacto esperado. “Os colaboradores adoraram. Eles ficaram comparando os alimentos e discutindo com os demais que também participaram. Foi muito bacana”.


Ação em Sapucaia

Em Sapucaia, o nutricionista Iago Melgaço foi o responsável por compartilhar informações e tirar dúvidas dos colaboradores de todos os turnos da unidade. Partindo da temática da alimentação, o especialista abordou temas diversos relacionados à saúde, como obesidade e enfermidades que podem estar relacionadas a questões alimentares. “Orientamos sobre os benefícios da prática de uma atividade física e de como a perda de peso corporal pode melhorar a disposição, o sono e a memória. A atividade foi muito produtiva, muitos colaboradores participaram e ficaram bem atentos à conversa”.


Segundo a técnica em enfermagem da unidade de Sapucaia, Márcia Fagundes, o estímulo à mudança de hábitos proposta pelo GerAção Saúde demanda a realização de ações focadas no longo prazo, que surtem efeitos mais duradouros, resultando no bem-estar dos colaboradores. “Acreditamos que ações contínuas, focadas no longo prazo, são mais efetivas. Nós temos que trabalhar essas mudanças de hábitos de maneira periódica com o colaborador para que as informações não se percam com o tempo. O balanço tem sido muito positivo”, avalia.


Mudanças saudáveis e quebra de mitos

A iniciativa do GerAção Saúde motivou a mudança de hábitos de alguns colaboradores, como o operador de produção Marco Aurélio Lima de Oliveira. Desde que participou da ação, ele baniu o macarrão instantâneo do cardápio. “Costumava ser meu alimento após sair do trabalho, às 7h, quando chegava em casa”, conta. “Foram muitas informações úteis, que fizeram com que eu mudasse alguns hábitos”.


Já a operadora Cleidinice Silva afirma que a atividade foi instrutiva e produtiva. “Pude tirar algumas dúvidas e quebrar mitos sobre alimentos. O mais legal foram as receitas disponibilizadas. Coisas fáceis de fazer, gostosas e saudáveis”, classifica.

O Programa GerAção Saúde


A promoção de hábitos saudáveis entre os colaboradores da Paraibuna Embalagens é um dos pontos principais do Programa GerAção Saúde, que leva aos profissionais da empresa uma série de ações voltadas para a orientação sobre alimentação e exercícios físicos. Para proporcionar maior qualidade de vida, o programa oferece acompanhamento com nutricionista, custeio de mensalidade em academias ou escolas de esportes e isenção coparticipativos em consultas médicas, com nutricionista. Os trabalhos foram iniciados em 2021 e, desde o início, tiveram sucesso no incentivo aos cuidados com a saúde.


Entre as ações realizadas no escopo do GerAção Saúde, no mês de maio aconteceram atividades nas sedes de Juiz de Fora e de Sapucaia com orientações sobre alimentação saudável com o apoio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Na ocasião, a ideia foi levar aos colaboradores da Paraibuna “trocas inteligentes” nas refeições diárias, orientando as escolhas de modo a conferir maior atenção a alimentos mais nutritivos.


Fonte: Paraibuna Embalagens

Comments


bottom of page