Programa de formação de Gestores

Gerentes, coordenadores, líderes e especialistas da Paraibuna Embalagens deram início ao Programa de Formação de Gestores, do Projeto Gestão Integrada. O treinamento tem três módulos presenciais e usa a metodologia PDCA: Planejamento, Execução, Verificação e Atuar/Agir. Nessa primeira etapa o tema foi Planejamento: técnicas de identificação de oportunidades, análise de fatos e dados, definição de metas e montagem de plano de ação. Os 40 participantes, ao longo da formação, vão desenvolvendo habilidades necessárias para saber como estruturar as bases da gestão e gerir com excelência as rotinas sob a responsabilidade de cada um.



11/03/2021 – Gerentes, coordenadores, líderes e especialistas da Paraibuna Embalagens deram início ao Programa de Formação de Gestores, do Projeto Gestão Integrada. O treinamento tem três módulos presenciais e usa a metodologia PDCA: Planejamento, Execução, Verificação e Atuar/Agir.


Nessa primeira etapa o tema foi Planejamento: técnicas de identificação de oportunidades, análise de fatos e dados, definição de metas e montagem de plano de ação. Os 40 participantes, ao longo da formação, vão desenvolve habilidades necessárias para saber como estruturar as bases da gestão e gerir com excelência as rotinas sob a responsabilidade de cada um. “Acreditamos que a aplicação prática do treinamento, atrelada ao retorno financeiro evidenciado no final no trabalho, demonstrará a importância da aplicação desta metodologia. Esse é o maior ganho, ou seja, oferecer aos nossos gestores ferramentas de gestão que garantam o alcance dos objetivos definidos em nosso Planejamento Estratégico, afirma Silvia Regina, Gerente do Setor Financeiro da Paraibuna Embalagens.


Com base nas evidências de que as pessoas absorvem apenas 30% em treinamentos totalmente teóricos, esse programa alia teoria com prática, garantindo, com isso, a absorção dos conhecimentos para níveis acima de 80%. Os 40 participantes foram divididos em 10 grupos. Eles vão ter de escolher um tema e desenvolver um projeto de melhoria com a aplicação da metodologia PDCA e cada projeto deverá gerar ganhos financeiros para empresa.


As equipes vão ser monitoradas por consultores da Aquila Escola de Gestão, responsável pela aplicação do programa. “O Programa Formação de Gestores, da Paraibuna Embalagens, é parte integrante da carteira de projetos que sustenta a ambição do planejamento estratégico. Mais que ajudar a atingir as metas do plano estratégico, o programa busca transferir conhecimento gerencial para os participantes, para promover e disseminar um modelo de gestão orientado para resultados. Nossa equipe de consultores acompanhará de perto os grupos de trabalho e dará todo o suporte. Esse Programa marca o começo de uma jornada de conhecimento e boas práticas de gestão”, afirma Raphael Barone, do Instituto Aquila Escola de Gestão.

O treinamento vai até dezembro deste ano e conta, ainda, com o 2º Módulo: Execução e controle: técnicas de execução e acompanhamento de resultados e o 3º Módulo: Ações corretivas e padronização: tratamento de desvios. Ao final, os grupos vão passar pela avaliação de uma banca composta pela diretoria da Paraibuna Embalagens e da Aquila. Os três grupos de destaque vão ser premiados.


Fonte: Paraibuna Embalagens