Produção industrial supera patamar pré-pandemia em 6 de 15 locais pesquisados em agosto, diz IBGE

Na comparação com julho, houve alta em 12 dos 15 locais. Maior avanço foi registrado no Pará, de 9,8%. Quedas foram registradas em Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais.



Por Laura Naime, G1

08/10/2020 - A produção industrial cresceu, na passagem de julho para agosto, em 12 das 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme dados divulgados nesta quinta-feira (8). Os resultados apontam que 6 desses locais superaram o patamar pré-pandemia, e estão acima do nível de produção registrado em fevereiro deste ano.

“A pesquisa reflete, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção de unidades produtivas, após paralisações e interrupções por conta da pandemia”, informou em nota o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida.

Segundo o IBGE, já superaram o patamar pré-pandemia os estados do Amazonas, Pará, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco.

Na comparação com julho, no entanto, a maior expansão foi registrada no Pará, onde a indústria cresceu 9,8%. Foi a terceira alta consecutiva da produção industrial no estado, que acumulou ganho de 18,2% no período, influenciado pelo desempenho da extração mineral.

Também tiveram avanços significativos Santa Catarina (6,0%), Ceará (5,7%), Rio Grande do Sul (5,2%), Amazonas (4,9%), São Paulo (4,8%) e Rio de Janeiro (3,3%). Na outra ponta, a indústria perdeu espaço em Pernambuco (-3,9%) Espírito Santo (-2,7%) e Minas Gerais (-0,4%). No Espírito Santo, a queda acumulada em 12 meses chegou a 19,5% – a maior entre os locais pesquisados.


No resultado geral do país, a produção industrial cresceu 3,2% em agosto, na comparação com maio, conforme já divulgado anteriormente pelo IBGE. Com o resultado, a indústria brasileira ainda permanece 2,6% abaixo do nível visto em fevereiro, antes das paralisações e medidas de isolamento para contenção do coronavírus.Indústria ainda não recuperou perdas com pandemia.



Produção industrial mensal — Foto: Economia G1

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré