Pesquisa Smurfit Kappa mostra preocupação consumidores com sustentabilidade embalagens mercado moda

De acordo com levantamento, 65% dos consumidores afirmam que o uso de materiais sustentáveis é fator determinante para decisões de compra. O movimento da moda sustentável, que visa diminuir o impacto ambiental das empresas nas cadeias de produção e de consumo, tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. E um aspecto importante para um processo circular de produção é o investimento em embalagens sustentáveis. Prova dessa tendência são os dados coletados em pesquisa feita pela Smurfit Kappa, um dos principais players do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. No levantamento, 65% dos consumidores afirmaram que o uso de materiais de embalagens sustentáveis é um fator determinante nas decisões de compra no setor de moda.



30/09/2021 - De acordo com levantamento, 65% dos consumidores afirmam que o uso de materiais sustentáveis é fator determinante para decisões de compra


O movimento da moda sustentável, que visa diminuir o impacto ambiental das empresas nas cadeias de produção e de consumo, tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. E um aspecto importante para um processo circular de produção é o investimento em embalagens sustentáveis. Prova dessa tendência são os dados coletados em pesquisa feita pela Smurfit Kappa, um dos principais players do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. No levantamento, 65% dos consumidores afirmaram que o uso de materiais de embalagens sustentáveis é um fator determinante nas decisões de compra no setor de moda.


Além disso, dos mais de mil brasileiros entrevistados pela Smurfit Kappa, 59% disseram que o uso de embalagens recicladas é um ponto decisivo na percepção de sustentabilidade de uma marca.


Nos últimos seis meses, de acordo com o levantamento, cerca de metade dos entrevistados tomaram a decisão de serem mais sustentáveis de forma geral, e 38% pretendem realizar compras de artigos de moda de empresas que utilizam embalagens sustentáveis. Além disso, as características consideradas mais importantes ao avaliar o impacto ambiental das embalagens do setor de moda foram: serem biodegradáveis, (58%), poderem ser recicladas (53%), e serem feitas a partir de material reciclado, (50%).


A aparência das embalagens também é um fator de decisão para os consumidores e 70% dos entrevistados pela Smurfit Kappa disseram que o design das caixas é o primeiro aspecto que influencia na compra. Em segundo lugar estão as práticas sustentáveis e ética das empresas, escolhidas por 67% dos entrevistados e, em terceiro, o uso de embalagens sustentáveis pelas companhias, com 65%.


“A temática da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da moda nos últimos tempos, e um fator muito importante para amenizar o impacto ambiental desse mercado são as embalagens recicláveis”, analisa o CEO da Smurfit Kappa no Brasil, Manuel Alcalá. “Conduzimos essa pesquisa com os consumidores para entender a percepção do público final sobre esse movimento no mercado de moda e o grau de maturidade das pessoas sobre a necessidade das embalagens sustentáveis, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dessas soluções para um meio ambiente mais limpo”, completa o executivo.


A Smurfit Kappa, empresa líder em embalagens sustentáveis, trabalha hoje com um portfólio completo de embalagens sustentáveis para o segmento de roupas e vestuário, que inclui soluções leves e flexíveis, fáceis de abrir e, se necessário, devolver. A companhia oferece uma variedade de formas e designs para empresas criarem opções personalizadas de embalagens sustentáveis, que aprimoram o envolvimento da marca e trazem uma experiência superior de unboxing. Além disso, os procedimentos de teste rigorosos da companhia eliminam riscos de danos aos produtos em trânsito e garantem que os objeto