Pesquisa de clima: ouvir para melhorar sempre

Melhorar a comunicação, aumentar o engajamento e a motivação, reduzir a rotatividade e ter ferramentas para o aperfeiçoamento das lideranças são alguns dos objetivos da Pesquisa de Clima Organizacional. Essa é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que chega a ser vital nas organizações para apurar como os colaboradores estão se sentindo em relação à empresa. Na Paraibuna Embalagens, no período de 12 até o dia 30 de abril, os colaboradores vão ter a oportunidade de responder 30 perguntas, de múltipla escolha, sobre: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.



13/04/2021 - Melhorar a comunicação, aumentar o engajamento e a motivação, reduzir a rotatividade e ter ferramentas para o aperfeiçoamento das lideranças são alguns dos objetivos da Pesquisa de Clima Organizacional. Essa é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que chega a ser vital nas organizações para apurar como os colaboradores estão se sentindo em relação à empresa.


Na Paraibuna Embalagens, no período de 12 até o dia 30 de abril, os colaboradores vão ter a oportunidade de responder 30 perguntas, de múltipla escolha, sobre: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. “O objetivo da pesquisa de clima é ouvir a opinião dos nossos colaboradores para que possamos entender as necessidades de cada setor dentro da empresa e, com isso, promover ações direcionadas às necessidades levantadas e ter um clima harmônico e atrativo”, disse Samuel Miquelito, coordenador de Gestão de Pessoas, da Paraibuna Embalagens.


A Pesquisa vai ser online e o colaborador poderá responder pelo computador, celular, tablet e, também, vão ser disponibilizados postos de apoio nas duas unidades da empresa para quem não tiver acesso à internet. O funcionário vai receber uma carta convite com um código aleatório e intransferível para acessar a pesquisa que é 100% confidencial, ou seja, ninguém consegue ter acesso às respostas individuais, a Paraibuna Embalagens vai receber apenas os resultados em porcentagem. Não há um tempo limite para responder, entretanto, em média, a pesquisa é completada em 4 minutos. “A importância para a Paraibuna Embalagens com essa pesquisa é dar mais um passo para o desenvolvimento e crescimento em gestão de pessoas. É escutar os colaboradores “de peito aberto” para podermos trabalhar nas melhorias para o time. O objetivo é ser uma empresa cada dia melhor para se trabalhar. É um passo de amadurecimento na forma de gerir gente, na forma de gerir pessoas. É trabalhar a favor das pessoas através das pessoas”, disse Rita Rievert, Gerente do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.



Após pesquisa, em que se espera 100% de participação dos colaboradores, será feita a divulgação de resultado, já em maio, quando, também, terá início o plano de ação de melhorias. “O que realmente a gente espera é conseguir extrair de forma assertiva a percepção de nossos colaboradores e, com isso, atuar nos pontos que forem identificados. A partir do momento dessa primeira etapa, que é ouvir o colaborador, a próxima etapa é atuar sobre as percepções deles promovendo assim o processo de melhoria continua. Esperamos que seja uma pesquisa leve, que as pessoas participem deste importante passo na história da empresa, pois é com a contribuição de cada um que tornamos real a nossa missão Garantir o Futuro Reciclando o Presente”, concluiu Rita.


Fonte: Paraibuna Embalagens