Parceira com e-commerce facilita vendas dos pequenos produtores da Estrada Real

IER e Fazendinha em Casa vão ajudar a fortalecer a cadeia produtiva local na região. A tradição da produção local, um dos traços mais fortes da cultura presente nos caminhos da Estrada Real, ganha uma grande aliada na distribuição de seus sabores e saberes. A Fazendinha em Casa, um mercado on-line para venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroecológicos, e o Instituto Estrada Real (IER), responsável pela principal rota histórica e turística do Brasil, se unem em uma parceria que fortalece os valores dos produtores da região e a memória afetiva inerente aos produtos oferecidos ao longo do trajeto.



22/07/2021 - A tradição da produção local, um dos traços mais fortes da cultura presente nos caminhos da Estrada Real, ganha uma grande aliada na distribuição de seus sabores e saberes. A Fazendinha em Casa, um mercado on-line para venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroecológicos, e o Instituto Estrada Real (IER), responsável pela principal rota histórica e turística do Brasil, se unem em uma parceria que fortalece os valores dos produtores da região e a memória afetiva inerente aos produtos oferecidos ao longo do trajeto.



A parceria entre a Fazendinha em Casa e o Instituto Estrada Real tem o objetivo fortalecer a cadeia de produção local da rota turística, permitindo uma venda simples e direta, por meio da plataforma, aliada a uma logística que leve os produtos da Estrada Real a compradores de todo o Brasil. A iniciativa conta com o apoio das administrações municipais de cada localidade para divulgação e apoio institucional local.


“O site tem o foco em produtos artesanais, de pequenos produtores, que normalmente tem que vender para grandes mercados, então a margem não é tão atrativa com um atravessador. A ideia é viabilizamos a venda direta e para isso temos que trazer os produtores para se cadastrarem. Na pandemia, a venda on-line se mostrou um canal eficiente e completo. Estamos trabalhando com convênios com os Correios e transportadoras, para possibilitar um custo mais barato na logística e a entrega é conduzida direto pelos produtores. Acreditamos que assim conseguiremos mudar o local e trazer o envolvimento e riqueza para estes produtores”, explicou o diretor Executivo do IER, Daniel Junqueira.


Para participar os produtores das mais de 200 cidades da rota da Estrada Real devem realizar um pré-cadastro no site da Fazendinha em Casa. É preciso fornecer informações básicas sobre o trabalho realizado e os produtos oferecidos, para então receber um contato da plataforma de vendas online. Aqueles que aderirem à parceria terão condições especiais em taxas e no uso da plataforma para ampliar as possibilidades de comercialização, além de receber o selo oficial da Estrada Real na sua loja on-line na Fazendinha.


“Os produtores já estão acessando a plataforma para começar a comercializar seus produtos. Nossa equipe está prestando todo o auxílio técnico sobre como se cadastrar, realizar pedidos e tudo mais”, conta Cláudia Ligório do site Fazendinha.


Instituto Estrada Real

É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes.


É a maior rota turística do Brasil, redescobrindo os caminhos da Coroa Portuguesa para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. São mais de 1.630 quilômetros de extensão e 300 anos de história, contada pelos produtores locais e pelas paisagens únicas do percurso.


Para saber mais sobre a parceria, acesse www.fazendinha.me/cadastramentoER


Fonte: FIEMG