Paraibuna Embalagens reedita programa 6S, para troca de conhecimento

Os colaboradores da Paraibuna Embalagens deram o “pontapé” inicial em mais uma edição do Programa 6S na unidade de Juiz de Fora (MG). A iniciativa promove auditorias internas que têm como base a dinâmica participativa e a troca de conhecimentos entre todos os setores. O primeiro ciclo do trabalho já foi iniciado e contará com outras três etapas ao longo deste ano, para proporcionar ajuda mútua entre os diferentes setores e o comprometimento com o cotidiano de atuação e a qualidade dos resultados.



12/07/2022 - Os colaboradores da Paraibuna Embalagens deram o “pontapé” inicial em mais uma edição do Programa 6S na unidade de Juiz de Fora (MG). A iniciativa promove auditorias internas que têm como base a dinâmica participativa e a troca de conhecimentos entre todos os setores.


O primeiro ciclo do trabalho já foi iniciado e contará com outras três etapas ao longo deste ano, para proporcionar ajuda mútua entre os diferentes setores e o comprometimento com o cotidiano de atuação e a qualidade dos resultados.


O programa segue metodologia criada no Japão que ajuda a criar a cultura da disciplina, além de possibilitar a identificação de problemas e gerar oportunidades para melhorias, aumentando a eficiência operacional dentro da Paraibuna Embalagens. A metodologia japonesa tem cinco “sensos”: Seiri – Senso de utilização, Seiton – Senso de organização, Seiso – Senso de limpeza, Seiketsu – Senso de padronização e Shitsuke – Senso de disciplina. Na Paraibuna Embalagens, o sexto senso implantado foi o Shikari Yago – Senso de união, que está em consonância com um dos valores da empresa: o seja parte do time


Fonte: EMPAPEL