top of page

Paraibuna Embalagens realiza ação de educação ambiental em escola de Juiz de Fora

Escola Municipal Carlos Augusto de Assis foi a primeira escola juiz-forana a receber o projeto EmbalandO Bem. O projeto EmbalandO Bem segue compartilhando conhecimento sobre educação ambiental a jovens. Dessa vez, a Escola Municipal Carlos Augusto de Assis, no Bairro Barreira do Triunfo, foi a primeira escola em Juiz de Fora a receber o projeto da Paraibuna Embalagens, em iniciativa que já teve o pontapé inicial em Sapucaia. Os alunos, de diferentes idades, interagiram com a equipe de meio ambiente da empresa e aprenderam sobre coleta seletiva e sustentabilidade.



30/06/2022 - O projeto EmbalandO Bem segue compartilhando conhecimento sobre educação ambiental a jovens. Dessa vez, a Escola Municipal Carlos Augusto de Assis, no Bairro Barreira do Triunfo, foi a primeira escola em Juiz de Fora a receber o projeto da Paraibuna Embalagens, em iniciativa que já teve o pontapé inicial em Sapucaia. Os alunos, de diferentes idades, interagiram com a equipe de meio ambiente da empresa e aprenderam sobre coleta seletiva e sustentabilidade.


Nos encontros do EmbalandO Bem nas escolas, o foco é o ensinamento sobre questões ambientais, como reciclagem e sustentabilidade. Além da explicação do papel que a Paraibuna Embalagens possui no ecossistema da sustentabilidade, o time da empresa também tira dúvidas sobre educação ambiental e estimula a reflexão dos 401 estudantes do 2º ao 9º ano da Escola Carlos Augusto de Assis. A ação do EmbalandO Bem faz parte do compromisso da Paraibuna no apoio ao desenvolvimento das comunidades que estão ao redor das plantas de Juiz de Fora e de Sapucaia.


“Acreditamos que a educação ambiental é o primeiro passo para despertar a conscientização sobre sustentabilidade na comunidade. Através dos alunos, vamos conseguir alcançar objetivos em prol da sustentabilidade. A nossa ideia é levar para os estudantes um pouco mais de conhecimento para que eles sejam agentes de disseminação desse projeto”, analisa a coordenadora de meio ambiente da Paraibuna Embalagens, Fernanda Rocha.


O trabalho na escola do Bairro Barreira do Triunfo será contínuo ao longo do ano letivo e, em dezembro, será reavaliado. A ideia é promover a educação ambiental aos estudantes e aperfeiçoar o projeto continuamente. “Uma ação pontual não teria o mesmo resultado que um trabalho de conscientização a longo prazo. Acreditamos que colheremos melhores resultados. Além disso, a reciclagem é um tema extenso que deve ser trabalhado de maneira contínua”, justifica Fernanda.


A estudante Nayla Silva Afonso participou do encontro com o time da Paraibuna Embalagens. Agora, ela já projeta as próximas atividades envolvendo a empresa. “Eu achei uma ótima iniciativa, porque eles nos apresentaram a empresa e falaram da importância da reciclagem. Achei uma atividade muito boa e espero que possamos ter mais oportunidades como essa na nossa escola, além de oportunidade de conhecer a empresa”.


Cultivando o aprendizado

Segundo o diretor da escola Carlos Augusto de Assis, Antônio Gabriel Rosa Loures, o meio ambiente possui lugar de destaque na política pedagógica da instituição. “Por isso, quando fomos apresentados ao projeto da Paraibuna Embalagens, não tivemos dúvidas em aceitar a parceria”, diz. “Gostamos da parceria por ser um empresa reconhecidamente respeitada na sociedade juiz-forana e pela forma como o projeto foi apresentado”.


A primeira ação em parceria com a Paraibuna Embalagens foi considerada bem sucedida pelo diretor. “De forma muito respeitosa e com muito conhecimento, foi feita uma apresentação da Paraibuna para todos os alunos e professores da escola. No final, comemoramos o encontro com uma deliciosa pipoca”.


Integrante da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Gutemberg Rodrigues considera que a educação ambiental é importante para a garantia de um futuro sustentável em nosso planeta. “Quando temos uma parceira como, no caso, a Paraibuna Embalagens, com um trabalho que há anos usa a tecnologia para criar, reaproveitar e reciclar papéis velhos, o trabalho conjunto acontece de maneira mais perceptível e com olhar empreendedor”, analisa Gutemberg. “Vemos a possibilidade de o aprendizado ser diferenciador da qualidade de vida e parte integrante do Projeto Político Pedagógico da escola que trabalha a educação ambiental de modo a compartilhar conhecimentos em prol do bem comum”.


O projeto EmbalandO Bem

O trabalho na Escola Municipal Carlos Augusto de Assis faz parte do escopo do projeto EmbalandO Bem, que também promove a educação ambiental na escola Professora Carmem Resende Moreira Pacheco, no distrito de Anta, em Sapucaia. O programa promove atividades com as comunidades de Juiz de Fora e Sapucaia, sempre com a ideia de estimular a reciclagem e a sustentabilidade através de ações de cunho social e educativo.


Em maio, o time da Paraibuna Embalagens conversou com 500 alunos com idades entre 6 e 17 anos sobre reciclagem, coleta seletiva e sustentabilidade. Outras ações foram recentemente realizadas dentro do programa, como a participação da empresa na feira sobre o meio ambiente em Sapucaia e a realização de oficina de artesanato com as mães do Curumim Barreira do Triunfo.





Fonte: Embalagens Paraibuna

bottom of page