Paraibuna Embalagens forma primeira turma do curso de empilhadeira exclusivo para mulheres

A primeira turma do curso de empilhadeira exclusivo para mulheres, oferecido pela Paraibuna Embalagem recebeu o diploma neste mês. Uma conquista para as 12 formandas e também para a empresa que pode contribuir para a formação dessas mulheres frente a um cenário ainda desafiador.



22/12/2020 - A primeira turma do curso de empilhadeira exclusivo para mulheres, oferecido pela Paraibuna Embalagem recebeu o diploma neste mês. Uma conquista para as 12 formandas e também para a empresa que pode contribuir para a formação dessas mulheres frente a um cenário ainda desafiador. Dados do IBGE mostram que as mulheres foram e estão sendo as mais afetadas pela crise no mercado de trabalho durante a pandemia. A participação feminina no mercado é a menor em 30 anos, apontou a pesquisa do Instituto. O número de mulheres que trabalhavam ou procuravam emprego caiu para 46,3% da força de trabalho no país.


Dessa turma recém-formada já houve a contratação de uma profissional. Nailla de Araújo Borges foi selecionada para trabalhar na unidade de Sapucaia. Ela disse que sempre teve essa expectativa, mas não esperava que seria tão rápido. Nailla também ressaltou como viu a oportunidade de fazer a formação. “Aqui na nossa região as oportunidades de cursos gratuitos são muito raras. Então, quando soube que a Paraibuna Embalagens estava proporcionando isso para gente vi como algo sensacional e único. Eu não tinha noção nenhuma de empilhadeira. Foi no curso que passei a conhecer melhor. E ser contratada é uma mistura de gratidão e realização, porque eu procurei me empenhar ao máximo no curso e estar trabalhando é a comprovação da minha dedicação”, disse.


O curso foi durante cinco sábados, com 100% de participação de todas as selecionadas. “Os profissionais que operam empilhadeira são no mercado predominantemente do sexo masculino, porém temos ótimas referências das nossas colaboradoras. Em geral, se destacam pelo cuidado e organização. Tínhamos em mente a carência da região de Sapucaia/RJ em oportunidades para as mulheres, então vimos à oportunidade de capacitá-las para esta profissão. Imaginávamos que muitas se interessariam, mas o número de inscrições superou nossas expectativas e foi quase 6 vezes maior do que possuíamos de vagas”, Camile Vasconcelos Ribeiro Zanatta de Sá, Analista de RH, da Unidade da Paraibuna Embalagens em Sapucaia.


O Senai destaca a importância da Paraibuna Embalagens para a região. “Esse curso teve um viés muito importante para a comunidade de Sapucaia/RJ. Eu acompanhei a primeira aula e foi com grande orgulho que vi brilhar os olhos das mulheres. Senai Três Rios abraçou essa causa com a Paraibuna com muito orgulho de fazer parte dessas realizações”, disse Alessandro de Carvalho Guimarães, Coordenador Operacional de Educação Profissional do Senai, em Três Rios.


Uma segunda turma do curso foi iniciada, já que havia muitas mulheres na fila de espera por causa do grande número de inscrições. “A expectativa é que todas as mulheres que foram selecionadas possam aproveitar essa oportunidade ao máximo. Absorvendo todo o conhecimento técnico e explorando a prática nas aulas para que se sintam seguras e preparadas para os próximos desafios. E, com certeza eles surgirão!”, concluiu Camile.


Fonte: Paraibuna Embalagens

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré