Paraibuna Embalagens e SENAI desenvolvem cursos gratuitos para jovens aprendizes

O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000 com o objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para jovens e adolescentes com idades entre 14 e 24 anos. Ele incentiva empresas a desenvolverem programas de aprendizagem para essas pessoas possibilitando, de um lado, que os jovens estudantes tenham a oportunidade de inclusão social.



17/12/2020 - O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000 com o objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para jovens e adolescentes com idades entre 14 e 24 anos. Ele incentiva empresas a desenvolverem programas de aprendizagem para essas pessoas possibilitando, de um lado, que os jovens estudantes tenham a oportunidade de inclusão social, bem como, faz com que as empresas contribuam ativamente para a formação de futuros profissionais.


A Paraibuna Embalagens tanto na unidade de Sapucaia/RJ como de Juiz de Fora/MG, está promovendo capacitações gratuitas, em parceria com o Senai, em cursos específicos para a área de atuação da indústria.


Em Sapucaia a formação é em Operador de Máquinas. Ele é todo voltado para o maquinário que existe dentro da Paraibuna Embalagens e com foco no ramo de papelão. “Essa parceria da Paraibuna Embalagens com o Senai é de grande valor. O Programa Jovem Aprendiz é muito importante porque ele permite a empresa capacitar os colaboradores de acordo com suas principais necessidades seguido a cultura interna dela, além disso a contratação demonstra a responsabilidade social da empresa, uma vez que possibilita capacitação e ocupação desse jovem”, afirma Alessandro de Carvalho Guimarães, Coordenador Operacional de Educação Profissional do Senai, em Três Rios/RJ.


Em Juiz de Fora, também em parceria com o Senai, a Paraibuna Embalagens está selecionando candidatos para dois cursos, Operador de Máquinas de Fabricar Papel e Papelão e Manutenção Eletromecânica. As aulas ocorrem inicialmente no Senai e depois a prática profissional é feita na empresa. “Diante da necessidade da empresa, o Senai apresenta uma proposta de plano de curso ou elabora um plano de curso em conjunto com a empresa. O Senai adota uma metodologia de ensino que tem como objetivo dar ao aluno as condições necessárias para o desenvolvimento das competências profissionais para exercício profissional. Os selecionados são contratados como aprendizes, com carteira assinada, recebendo bolsa de estudo, em torno de meio salário e vale transporte”, disse Célio Alves Pereira, do SENAI, em Juiz de Fora/MG.


As inscrições para o curso de Operador de Máquinas, tanto em Sapucaia, como em Juiz de Fora, devem ser feitas nas portarias das unidades da Paraibuna Embalagens, até dia 05 de janeiro. O candidato deve levar um currículo, ter idade entre 18 e 21 anos e estar cursando ou ter terminado o ensino médio.


Já para a formação em Manutenção Eletromecânica, as inscrições devem ser feitas através desse link bit.ly/3mmgzo6, até o dia 15/01. Os candidatos devem preencher um formulário online, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter nascido entre 01/01/2000 a 01/02/2003 e morar em Juiz de Fora. “Essa nossa parceria com o Senai é certamente muito valiosa. Poder criar cursos específicos para nossa área de atuação e ainda poder oferecer a jovens de forma gratuita é muito importante para a Paraibuna Embalagens por estar contribuindo com a formação dessas pessoas. Oferecer conhecimento é algo de valor inestimável para nós, ainda mais para jovens das cidades em que temos nossas unidades”, afirma Rira Rievert, Gestora do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.

Fonte: Embalagens Paraibuba