O supermercado Mondi e o Tesco são parceiros no programa de circularidade de sacolas de papel

A Mondi está comprando o lixo corrugado do depósito da Tesco Central Europe e criando papel reciclado para as sacolas de compras do varejista. O anúncio vem como parte da meta de emissão líquida zero e das metas de sustentabilidade da Tesco para “remover, reduzir, reutilizar e reciclar sempre que possível”. O gigante dos supermercados lançou as sacolas de compras criadas com o papel EcoVantage da Mondi em um piloto inicial na Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia em novembro de 2020.



04/03/2021 - A Mondi está comprando o lixo corrugado do depósito da Tesco Central Europe e criando papel reciclado para as sacolas de compras do varejista.


O anúncio vem como parte da meta de emissão líquida zero e das metas de sustentabilidade da Tesco para “remover, reduzir, reutilizar e reciclar sempre que possível”.


O gigante dos supermercados lançou as sacolas de compras criadas com o papel EcoVantage da Mondi em um piloto inicial na Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia em novembro de 2020.


A PackagingInsights listou recentemente o “ Frenesi baseado em fibra ” como uma tendência principal para 2021, à medida que os consumidores procuram os varejistas para fornecer soluções de substituição de plástico em embalagens.


CIRCULARIDADE DO PAPEL

Esta é a primeira vez que a Tesco colabora diretamente com um produtor de papel para transformar seus resíduos de papel em um recurso renovável em linha com seus objetivos de economia circular.


A Mondi produz papel grau EcoVantage, que combina fibras recicladas e frescas para obter uma sacola de compras reciclável e de alto desempenho.


Com o papel EcoVantage produzido na fábrica da Mondi na Tcheca, a colaboração visa mostrar como os fornecedores podem trabalhar com varejistas em toda a cadeia de valor para desenvolver sistemas circulares e transformar o lixo em um recurso valioso.


O papel EcoVantage combina a resistência, capacidade de impressão e aparência de uma camada superior de fibra fresca com as vantagens de sustentabilidade da camada inferior de fibra reciclada.


“Nossa abordagem EcoSolutions significa que colaboramos intimamente com nossos clientes para criar o melhor produto possível para suas necessidades - usando papel onde possível e plástico quando útil”, disse Paulus Goess, diretor de vendas de papel kraft especial da Mondi.


“Estamos trabalhando neste projeto com a Tesco há mais de dois anos, com o objetivo de reaproveitar seus resíduos de armazém para criar um produto de qualidade e forte em termos de desempenho, baseado em recursos renováveis, utiliza materiais reciclados e pode, por sua vez, ser totalmente reciclado e, em última análise, contribuir para uma economia circular. ”


O papel EcoVantage tem a vantagem de ser reciclável várias vezes, apesar de ser feito de material reciclado.


TESCO OLHA PARA A CIRCULARIDADE TOTAL

Nóra Hevesi, chefe de comunicação da Tesco na Hungria, descreve como a colaboração com a Mondi está ajudando o varejista em seus esforços de sustentabilidade mais amplos.


“Como varejista responsável, reduzir e reaproveitar nossos resíduos é essencial para nós. Em 2019, assumimos o compromisso público de tornar as embalagens de nossa marca mais sustentáveis. Nossa meta é tornar as embalagens 100% recicláveis ​​até 2025 e reduzir as embalagens sempre que possível. ”


Desde o lançamento dessa meta, a Tesco removeu 454 toneladas de material difícil de reciclar de sua embalagem.


Hevesi diz que a demanda do cliente é um grande impulsionador dos esforços da empresa.


“Sabemos como as sacolas de compras sustentáveis ​​e de alta qualidade são importantes para nossos clientes, por isso estamos divulgando o conteúdo de fibra reciclada e o conceito de circuito fechado na parte de baixo das sacolas de compras como parte de nossas informações ao consumidor”.


“Continuamos a revisar nossas necessidades de embalagem para todos os nossos produtos, desafiando a especificação em direção a alternativas mais sustentáveis ​​e nos concentrando em como podemos aumentar a quantidade de conteúdo reciclado que usamos ainda mais.”


O rei do papel kraft, Mondi, é supostamente o maior produtor de papel kraft do mundo. O papel Kraft é um substituto fundamental para as sacolas plásticas.


A iniciativa de substituir as sacolas plásticas por alternativas à base de papel e as preferências do consumidor por embalagens primárias à base de fibra sustentam a boa demanda em toda a linha de papéis kraft especiais da Mondi, indica a empresa.


A Mondi opera 100 unidades em mais de 30 países na Europa, Rússia, América do Norte e África, empregando aproximadamente 26.000 pessoas.


Por Louis Gore-Langton


Fonte: Packaging Insights