top of page

Multinacional de tecnologia, Nokia iniciou atividades fabricando papel higiênico

A pequena indústria no sudoeste da Finlândia transformava lascas de madeira em tábuas e, depois, em folhas. Empresa multinacional finlandesa de infraestruturas de telecomunicações, tecnologia de telecomunicações e tecnologia de consumo, a Nokia iniciou suas atividades em 1865 como uma fábrica de papel higiênico.Naquele ano, Fredrik Idestam, um engenheiro de minas, criou uma fábrica de transformação de pasta de celulose em papel, perto da cidade de Tampere, na Finlândia. A pequena indústria transformava lascas de madeira em tábuas e, depois, em folhas.



14/12/2023 - Empresa multinacional finlandesa de infraestruturas de telecomunicações, tecnologia de telecomunicações e tecnologia de consumo, a Nokia iniciou suas atividades em 1865 como uma fábrica de papel higiênico.


Naquele ano, Fredrik Idestam, um engenheiro de minas, criou uma fábrica de transformação de pasta de celulose em papel, perto da cidade de Tampere, na Finlândia (que à época estava integrada no Império Russo). A pequena indústria transformava lascas de madeira em tábuas e, depois, em folhas.


A segunda fábrica foi transferida para uma região próxima da cidade de Nokia, localizada às margens do rio Nokianvirta, e serviu de inspiração para batizar o nome da companhia.

Após a visão de um dos sócios, a Nokia começou aos poucos a entrar no mercado de fornecimento de energia elétrica. A partir de então, perceberam diversas oportunidades e novos produtos.


Em 1962, começaram a fabricar um analisador de pulso, depois produziram capacitores, uma central telefônica e novos equipamentos militares de comunicação e transmissão. Só em 1990, a Nokia resolveu focar apenas em telecomunicações, após tentar outras categorias. A marca foi pioneira na aplicação de jogos nos equipamentos móveis, como o famoso jogo Snake, que estava pré-carregado em vários aparelhos.


Em 2013, a Nokia anunciou a venda da sua divisão de dispositivos e serviços à gigante Microsoft. A venda foi positiva para a empresa, impedindo a sua falência e, hoje, a marca está avaliada em torno de US$ 25 bilhões.


Fonte: Tissue Online


bottom of page