top of page

Minas Gerais é o terceiro Estado do país que mais exportou em 2022

Estudo apresentado pela FIEMG traz os principais resultados do comércio exterior em Minas e no Brasil durante o ano passado.O IEL e a FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Gerência de Consultoria para Negócios (GCN) e da Gerência de Economia e Finanças Empresariais, divulgaram nesta quarta-feira (25) o COMEX referente ao último trimestre de 2022, período em que as balanças comerciais do Brasil e de Minas Gerais apresentaram superávit. O estudo traz ainda um panorama dos principais resultados do comércio exterior no país durante os 12 meses do ano passado.



26/01/2023 - O IEL e a FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Gerência de Consultoria para Negócios (GCN) e da Gerência de Economia e Finanças Empresariais, divulgaram nesta quarta-feira (25) o COMEX referente ao último trimestre de 2022, período em que as balanças comerciais do Brasil e de Minas Gerais apresentaram superávit. O estudo traz ainda um panorama dos principais resultados do comércio exterior no país durante os 12 meses do ano passado.


O levantamento aponta que MG foi o terceiro maior exportador do ano entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já no ranking das importações, Minas Gerais ocupou a quinta colocação. Em 2022, China e Estados Unidos foram os principais parceiros dos mineiros tanto nas exportações quanto nas importações.


No cenário nacional, o COMEX mostra que a moeda brasileira apresentou menor volatilidade durante o quarto trimestre de 2022, com leve desvalorização de 0,2% do real diante do dólar se comparado ao terceiro trimestre.


Clique AQUI para acessar a pesquisa e conferir a análise completa referente ao ano passado.



Caio Tárcia

Imprensa FIEMG


Fonte: FIEMG

bottom of page