top of page

Meio ambiente, educação e greenwashing

Meio ambiente é um tema fundamental hoje no planeta. Milhões de educadores estão preocupados com essa questão e tratam desse assunto nas salas de aula. No entanto, às vezes os debates e suas premissas estão equivocados e contaminados por má informação e até por propaganda enganosa. Frequentemente temos visto a defesa, sem fundamentos, da substituição da mídia impressa pela eletrônica, como se isso fosse a solução para os nossos muitos problemas educacionais e como se fosse uma importante contribuição para o meio ambiente.



RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil


20/04/2023 - Meio ambiente é um tema fundamental hoje no planeta. Milhões de educadores estão preocupados com essa questão e tratam desse assunto nas salas de aula. No entanto, às vezes os debates e suas premissas estão equivocados e contaminados por má informação e até por propaganda enganosa.


Frequentemente temos visto a defesa, sem fundamentos, da substituição da mídia impressa pela eletrônica, como se isso fosse a solução para os nossos muitos problemas educacionais e como se fosse uma importante contribuição para o meio ambiente. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis. As árvores cultivadas sequestram carbono da atmosfera, ajudando a combater as mudanças climáticas.


As mídias eletrônicas são de grande utilidade e constituem um recurso muito bem-vindo na educação, mas têm impactos ambientais que raramente são considerados. Além disso, vários estudos demonstram que a materialidade da mídia impressa leva a melhores resultados na aprendizagem do que o uso exclusivo dos meios digitais.


A Revista Educação e Two Sides Brasil, organizaram um webinar que foi ao ar no dia 13 de abril, para incentivar educadoras e educadores a refletir criticamente sobre a relevância do tema “educação ambiental” e sobre os riscos da dependência digital.

Falaram no evento:


Paulo Artaxo

Coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) Professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. “Educação ambiental para a construção de uma sociedade sustentável


Michelle Prazeres

Jornalista e educadora. Idealizadora do DesaceleraSP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), doutora em Educação (FE-USP) com pós-doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). “O direito à desconexão no ambiente escolar


Patrícia Blanco

Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM. É Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. “A eficácia da mídia impressa na educação


Larissa Purvinni

Jornalista (USP) e bacharel em Letras (USP), com MBA em Marketing Digital (FGV). Diretora de relações institucionais da Mauricio de Sousa Produções, responsável pelo projeto de empoderamento de meninas “Donas da Rua”. É conselheira da Associação Nacional de Editores de Revistas e membro do Confem (Conselho Superior Feminino

da Fiesp). “Importância das HQs para o incentivo à leitura


No encerramento, Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina falou sobre os riscos do greenwashing contra o papel, cartão e papelão, destacando que esses materiais são opções muito sustentáveis se usados de forma consciente e sem desperdícios. O evento foi mediado por Edimilson Cardial, publisher das revistas “Educação” e “Ensino Superior”, publicações da Editora Segmento.


Logo a gravação do evento estará disponível. Fique atento!


Fonte: Two Sides

Comentarios


bottom of page