top of page

Liderar, somar e transformar

FIEMG Jovem integra 86 novos membros em evento que teve a participação de Romeu Zema, Flávio Roscoe e representantes da indústria. O Programa FIEMG Jovem deu início às atividades em 2023, com um importante seminário de integração dos 86 novos membros do grupo. O evento, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, teve a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, dirigentes sindicais e gestores da instituição. Neste ano, o programa, voltado à formação de lideranças empresariais, reúne 162 pessoas ligadas a diferentes setores da indústria.


Fotos: Sebastião Jacinto Júnior


09/02/2023 - O Programa FIEMG Jovem deu início às atividades em 2023, com um importante seminário de integração dos 86 novos membros do grupo. O evento, realizado na sexta-feira (3/2), na sede da Federação, em Belo Horizonte, teve a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, dirigentes sindicais e gestores da instituição. Neste ano, o programa, voltado à formação de lideranças empresariais, reúne 162 pessoas ligadas a diferentes setores da indústria.


Zema elogiou a FIEMG pela iniciativa do programa e falou da importância de a juventude industrial estar atenta ao cenário político brasileiro no sentido de engajar ativamente em prol das ações que impactam positivamente a sociedade. Nesse contexto, o chefe do Executivo fez uma breve retrospectiva da sua carreira como empresário do setor varejista e, a partir de 2019, na condição de governador.


"O setor privado é a grande locomotiva do desenvolvimento", afirmou Romeu Zema ao referir-se à necessidade de o poder público oferecer condições para a iniciativa privada prosperar, gerando emprego e renda. O governador destacou ainda algumas medidas adotadas pela sua equipe nos últimos quatro anos, como a desburocratização de procedimentos e enxugamento da folha de pessoal, que foram importantes para o estado voltar a investir em setores essenciais.


Flávio Roscoe disse que as ações do atual governo ajudaram a melhorar o ambiente de negócios em Minas e acredita que o estado tem condições de seguir se desenvolvendo nos próximos anos. Sobre o FIEMG Jovem, que teve o Roscoe como primeiro presidente em 2006, o líder empresarial lembrou das gestões passadas e da atual que tornaram o programa "uma relevante oportunidade de troca de conhecimento, experiências e de acesso a informação". Para Flávio Roscoe, "o papel de um líder está diretamente ligado à capacidade de influenciar e transformar pessoas".


"Romeu Zema falou de maneira inspiradora para os futuros líderes da indústria do nosso estado. São jovens empreendedores que têm a missão de não somente liderar, mas exercer a sua cidadania, estando à frente de processo de transformação do nosso estado", acrescentou o presidente da Federação.


DESAFIOS

Com 162 integrantes, o FIEMG Jovem tornou-se o maior programa de formação de lideranças empresariais do Brasil, informou Matheus Pedrosa, que preside o grupo. Ao mesmo tempo que enalteceu a marca, Pedrosa lembrou da missão de seguir desenvolvendo lideranças com o propósito de transformar o país e deixar um legado por meio da atividade industrial.



"Temos membros no estado inteiro e isso prova que a expansão está gerando valor. O FIEMG Jovem está alçando novos rumos e o objetivo que une o grupo é a vontade de querer transformar, de fazer melhor, de gerar impacto e impulsionar a sociedade, a indústria e o país para um novo patamar". O programa tem em seus quadros empresários associados a 56 sindicatos e, para Matheus Pedrosa, é importante que o programa aumente a sua representatividade no segmento.


SOMAR E CONTRIBUIR

Formada em ciências contábeis, Gisela Torres é novata no FIEMG Jovem. Ela contou que espera compartilhar experiências e aprendizados com os colegas do grupo, bem como com a comunidade industrial. "Eu tenho a expectativa de conhecer novas pessoas, aprimorando a minha capacidade de liderança, com foco na inovação. Será uma jornada muito proveitosa". Gisela trabalha na AngloGold Ashanti.


"O FIEMG Jovem é formado por pessoas engajadas que querem transformar o ambiente de negócios em Minas e no Brasil. Por isso, estou alinhado com o propósito do grupo com o qual eu posso aprender e contribuir, especialmente na área de inovação e gestão", disse o advogado Frederico Barbeitos, da Tecnocril Indústria e Comércio Ltda, recém-chegado ao programa


No seminário, os novatos assistiram a apresentações institucionais sobre as entidades do Sistema FIEMG, como SESI, SENAI, IEL e CIEMG, além dos principais do setores e seus respectivos gerentes que compõem a entidade. O evento foi encerrado com um show de stand up com o humorista Paulo Araújo.


Clique aqui e veja mais fotos do evento.


Rafael Passos

Imprensa FIEMG


Fonte: FIEMG

bottom of page