Konica Minolta lança impressora digital p/ embalagens papelão ondulado para designs personalizáveis

Konica Minolta está lançando uma impressora jato de tinta digital para embalagens de papelão ondulado. Com a marca PKG -675i, a impressora permite que impressores, conversores e proprietários de marcas utilizem tecnologia mais personalizável na impressão de papelão ondulado. PKG -675i é um dispositivo a jato de tinta que pode imprimir papelão corrugado personalizado e de pequenas tiragens e caixas dobráveis, com corte plano ou pré-molde.



23/02/2021 - Konica Minolta está lançando uma impressora jato de tinta digital para embalagens de papelão ondulado. Com a marca PKG -675i, a impressora permite que impressores, conversores e proprietários de marcas utilizem tecnologia mais personalizável na impressão de papelão ondulado.


PKG -675i é um dispositivo a jato de tinta que pode imprimir papelão corrugado personalizado e de pequenas tiragens e caixas dobráveis, com corte plano ou pré-molde. Para conversores de embalagens, ele também oferece uma solução para criar designs de embalagens mock-up rápidos para melhorar o tempo de lançamento no mercado e reduzir o desperdício.


As aplicações típicas incluem embalagens corrugadas “caixa com casca” de curta tiragem para cuidados pessoais e domésticos e alimentos processados, onde a caixa é necessária para proteger, promover e entregar o produto.


O COMÉRCIO ELETRÔNICO MUDA O CENÁRIO DE IMPRESSÃO

O mercado de embalagens de hoje foi profundamente afetado pelo COVID-19, e muitas das mudanças provavelmente permanecerão por muito tempo, diz Konica Minolta.


De todos os efeitos da pandemia, é na forma como as mercadorias estão sendo vendidas e distribuídas que ocorreram as mudanças mais significativas, segundo a empresa.


Em particular, a tendência de afastamento dos designs prontos para o varejo e em direção aos formatos de pedidos pelo correio, distribuição, Internet e e-commerce.

O dispositivo a jato de tinta PKG-675i pode imprimir papelão ondulado personalizado e de pequenas tiragens e caixas dobráveis, plano ou pré-cortado.


Konica também aponta pesquisas que sugerem que a pandemia acelerou a demanda por embalagens de e-commerce em dois a três anos, em comparação com as previsões pré-COVID.


O mercado global de embalagens de e-commerce valia mais de US $ 49 bilhões em 2020, diz ela, e 80% desse valor está em embalagens de papelão ondulado.


“O crescimento do e-commerce é uma das tendências que definem o avanço da indústria de embalagens e isso terá um grande impacto para o setor de embalagens de papelão ondulado”, afirma Edoardo Cotichini, gerente sênior de impressão profissional da Konica Minolta.


Em particular, eles precisam reagir rapidamente e desenvolver designs de embalagens específicos para o comércio eletrônico que resolvam os desafios inerentes à distribuição postal, em vez dos desafios do varejo, explica Cotichini.


“O controle de versão e a personalização também estão em alta. A criação de protótipos de prova de conceito de alta qualidade e lotes individualizados de curta duração é o ponto ideal para a impressora jato de tinta digital PKG-675i.

O software de design torna o tempo de lançamento no mercado mais curto do que a tecnologia de impressão padrão.


Embora os volumes gerais de embalagens de papelão ondulado tenham diminuído durante 2020, a empresa espera que eles se recuperem em linha com o comércio internacional.


TECNOLOGIA DE PONTA

A máquina foi fabricada pelo parceiro da Konica, MTEX NS, e é baseada em cinco cabeçotes de impressão Memjet CMYK.


Com interação mínima de pré-impressão, os trabalhos sob demanda podem ser produzidos em alta resolução a velocidades de até 18 metros por minuto, diz a empresa.


A impressora também vem com um Caldera RIP - um software de impressão de última geração - e usa tintas à base de água, que são aprovadas pela US Food and Drug Administration (FDA) para contato indireto com alimentos.


COVID-19 tem avançado a indústria de comércio eletrônico por vários anos.


“Esta cooperação com a Konica Minolta trará benefícios significativos para os clientes”, afirma Elói Ferreira, presidente executivo e fundador da MTEX NS.


Ao longo da última década, a MTEX NS desenvolveu uma forte reputação de qualidade e inovação ao mesmo tempo em que expande continuamente suas ofertas de serviços e presença global para mais de 40 países em cinco continentes.


“Esta tecnologia fornecerá uma solução perfeita para criar designs de embalagens mock-up rápidos, ajudando a melhorar o tempo de colocação no mercado e reduzir o desperdício em áreas como caixas dobráveis e embalagens de papelão ondulado.”


Editado por Louis Gore-Langton


Fonte: Packaging Insights.

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré