Klabin utiliza celulose como matéria-prima na produção de álcool em goma

O maior produtor e exportador de papel para embalagens do Brasil, Klabin, colaborou com o Instituto SENAI de Biossíntese e Inovação em Fibras (parte do SENAI CETIQT) e a indústria de cosméticos Apoteka para concluir os testes de produção em tempo recorde pela Celulose Microfibrilada (MFC) ) Feito de álcool gel. Novos produtos extraídos da madeira substituíram o Carbopol a um preço alto, sendo um ingrediente importante na produção de álcool, devido ao aumento da demanda global.


Gavião-pato encontrado nas terras da CENIBRA 30/04/2020 - O maior produtor e exportador de papel para embalagens do Brasil, Klabin, colaborou com o Instituto SENAI de Biossíntese e Inovação em Fibras (parte do SENAI CETIQT) e a indústria de cosméticos Apoteka para concluir os testes de produção em tempo recorde pela Celulose Microfibrilada (MFC) ) Feito de álcool gel. Novos produtos extraídos da madeira substituíram o Carbopol a um preço alto, sendo um ingrediente importante na produção de álcool, devido ao aumento da demanda global durante a pandemia de COVID-19.

O trabalho inovador realizado por uma equipe de cerca de seis pesquisadores e 20 pessoas durou duas semanas, com a participação direta de empresas e entidades. Os primeiros 60 kg foram testados e modificados para que possam ser utilizados. O conceito de uso de celulose microfibrilada vem do Klabin Technology Center, que nasceu no recentemente inaugurado Parque Pilot Plant da empresa em Telêmaco Borba (PR). O site tem como objetivo produzir MFC e lignina extraídos da madeira em pequena escala. “Um dos caminhos de pesquisa do Centro de Tecnologia é para diferentes usos da madeira. Temos grande potencial para extrair novos produtos de nossas principais matérias-primas (árvores nas plantações). Klabin Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Negócios de Celulose O diretor Francisco Razzolini enfatizou que o uso da nanocelulose na produção de álcool gelatinoso reitera as inúmeras possibilidades de recursos renováveis ??no futuro.

“Um dos caminhos de pesquisa do Centro de Tecnologia é para diferentes usos da madeira. Temos grande potencial para extrair novos produtos de nossas principais matérias-primas (árvores nas plantações). Klabin Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Negócios de Celulose O diretor Francisco Razzolini enfatizou que o uso da nanocelulose na produção de álcool gelatinoso reitera as inúmeras possibilidades de recursos renováveis ??no futuro. “Um momento como agora exige estreita colaboração e agilidade na busca de soluções que possam mitigar o impacto de uma pandemia em nosso país. O trabalho realizado em colaboração com a Klabin e a Apoteka comprova o entusiasmo e a organização que inspiram a pesquisa nacional. Nós Acreditando no potencial da indústria básica renovável do Brasil, principalmente no setor de celulose, no MFC, o MFC é apenas um dos novos produtos potenciais que podem ser obtidos a partir da madeira.Temos orgulho em contribuir para o combate ao coronavírus e, ao mesmo tempo, Criamos valor para a empresa e a sociedade em tempo recorde. Acreditamos que essa seja uma das responsabilidades do SENAI “, afirmou João Bruno Valentim, Coordenador do Instituto de Inovação em Biossíntese e Fibra do SENAI.

“Diante da situação atual, a Apoteka acredita que, como empresa, é responsável por desempenhar seu papel na luta contra o coronavírus. Através da articulação com a Klabin e o Senai, podemos definir rapidamente uma formulação de gel de álcool para substituir Matéria-prima comumente usada Carbopol, mas a demanda atual é grande e o custo é muito alto. Além de sustentável, o MFC também pode garantir que o gel de álcool tenha a mesma qualidade e eficácia e um efeito hidratante. Além da produção exclusiva de cosméticos, como filtro solar e maquiagem, e géis de álcool auto-construídos que produzem mais de 600 kg por dia, a Apoteka se orgulha de caminhar com grandes parceiros para atender às necessidades das pessoas ”, comentadora Corina Godoy Cunha, responsável pela Apoteka R & D Diretor regional.

Fonte: Celulose Online

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré