Klabin inicia produção de inovadora linha de kraftliner MP 27, fornecida pela Valmet

Máquina Valmet OptiConcept M inicia com sucesso a produção de kraftliner para o Projeto Puma II da Klabin. Uma nova linha de produção kraftliner, MP 27, fornecida pela Valmet, foi iniciada com sucesso no dia 30 de agosto no Projeto Puma II, da Klabin, em Ortigueira (PR). O pedido foi assinado em maio de 2019. A nova linha de produção faz parte da fase 1 do Projeto Puma II, responsável pelo maior investimento dos 122 anos de história da empresa, que visa produzir anualmente 910 mil toneladas de papel kraftliner de alta qualidade em duas máquinas.



14/09/2021 - Uma nova linha de produção kraftliner, MP 27, fornecida pela Valmet, foi iniciada com sucesso no dia 30 de agosto no Projeto Puma II, da Klabin, em Ortigueira (PR). O pedido foi assinado em maio de 2019.


A nova linha de produção faz parte da fase 1 do Projeto Puma II, responsável pelo maior investimento dos 122 anos de história da empresa, que visa produzir anualmente 910 mil toneladas de papel kraftliner de alta qualidade em duas máquinas.


Além da grande proporção do projeto, uma característica marcante da nova linha é que o kraftliner será produzido com 100% de celulose de fibra curta. A Klabin acredita que esta inovação impulsionará fortemente seu crescimento futuro, e vai contra o pensamento tradicional de que a celulose de fibra longa é necessária para fazer kraftliner de

alta qualidade.


“Este projeto traz para o mercado alta eficiência, melhorando a produtividade de onduladeiras e impressoras, além de soluções de embalagens recicláveis. Todos os desafios durante este projeto inovador foram resolvidos rapidamente pela colaboração das equipes Klabin e Valmet”, afirma Francisco César Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.


Além da máquina MP 27, a entrega na fase 1 do projeto Puma II inclui uma nova linha de cozimento e fibras e simuladores de operação. A entrega da tecnologia de celulose é a primeira referência para a nova tecnologia de Cozimento Contínuo G3 da Valmet. “Mais uma vez, as empresas estão fazendo história juntas em projetos inovadores, como a MP 27, com a produção do Eukaliner e o mais novo e moderno sistema de cozimento do mundo. O start-up da máquina foi muito bem-sucedido e agora continuaremos trabalhando para atingir as metas de desempenho da máquina que possui diversas aplicações de Internet Industrial da Valmet, assim como um amplo pacote de automação”, analisa Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.


O trabalho de start-up envolveu cerca de 450 pessoas por parte da Valmet. Durante esse período, um sistema de integração em tempo real foi usado para gerenciar de forma dinâmica todo o andamento do projeto de forma remota. Além disso, dispositivos de comunicação avançados e ferramentas de suporte remoto trouxeram especialistas em tecnologia da Finlândia e da Suécia para o trabalho, garantindo alta colaboração com a equipe do projeto.


Informações técnicas

Fornecida pela Valmet, a MP 27 é uma linha completa de produção de kraftliner, com escopo estendido de entrega de suprimentos, incluindo um amplo pacote de engenharia. O fornecimento consiste em um sistema de equipamentos de preparação de massa e sistema de circuito de aproximação, bem como uma máquina completa de kraftliner (MP 27) da caixa de entrada até a enroladeira, seguida da rebobinadeira com um sistema automático de transferência de bobinas.


A máquina de 9.000 mm de largura produz kraftliner de alta qualidade e papel com cobertura branca de alta qualidade, com uma faixa de peso gramatura de projeto de 80-200 g/m2. A